Diversos artistas do cenário cultural compareceram à Casa de José Mariano – Câmara Municipal do Recife - para prestigiar a reunião solene em homenagem ao Dia Nacional do Circo e ao Dia Internacional do Teatro, celebrados na data desta segunda-feira, 27 de março. O evento foi promovido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e a vereadora Pretas Juntas (PSOL) presidiu a solenidade.
Vereadora Cida Pedrosa (PCdoB)
Cida Pedrosa enfatizou, em seu discurso, que sonha que o teatro e o circo sejam acessíveis para toda a cidade do Recife. “Que seja um direito de todas as pessoas e que o circo e o teatro cheguem em todos os lugares. Que os artistas, produtores e técnicos não apenas vivam, mas sobrevivam, de forma justa dos resultados dos seus trabalhos. Este é um desafio que não pode ser somente meu, mas de todas as vereadoras e vereadores que fazem essa Casa de José Mariano. Uma cidade sem seus artistas, sem sua cultura, ela simplesmente não tem identidade. E ela se aproxima de um saco vazio. Porque é dentro da construção dos projetos de felicidade e de humanização que a arte traz, que a liga do nosso povo acontece. Sonhamos com a cidade em que toda pessoa tenha direito e acesso à cultura, um bem inalienável e intransferível”.
A parlamentar ressaltou a importância da coletividade e das leis que beneficiam os setores da cultura. “Que todas as trabalhadoras e os trabalhadores tenham o seu território de trabalho preservado. Isso é uma luta de coletividade. Nada se construirá na individualidade e no isolamento. Por isso, propomos: juntem-se. Temos certeza de que algumas pessoas podem estar cansadas, mas este é um tempo de novas possibilidades. A gente sabe o quanto o teatro e o circo aqui são fortes, o quanto vocês já se organizaram nos movimentos e coletivos. Estamos num momento de reconstrução com várias oportunidades como a lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo e com um novo Ministério da Cultura. Vamos jogar a poeira do cansaço e acreditar. E, finalmente, queremos reforçar o nosso agradecimento a quem está aqui hoje. Obrigada a todos e todas”.
Após as palavras de Cida Pedrosa, a atriz Hilda Torres dirigiu-se à tribuna e recitou uma poesia de Rafael Barrett. Depois que a artista concluiu sua fala, 41 pessoas do teatro e do circo foram chamadas para receber um diploma das mãos da vereadora Cida Pedrosa.
Quarenta e um artistas do cenário cultural foram homenageados nessa sessão especial, dentre eles o santanense Manoel Constantino Filho.
![](/noticias/fotose/23/03/290323122820_2.jpg)
Ao centro o santanense Manoel Constantino Filho
Um amante da cultura
Prestes a completar 50 anos de teatro, o santanense multicultural Manoel Constantino Filho está em constante e múltiplas atividades. Ele mantém o Blog da Agenda Cultural do Recife atualizado noticiando os eventos culturais e as novidades do meio cultural de Recife desde a sua fundação no ano de 1995.No último carnaval conduziu o Bloco Bacalhau na Vara, por ele fundado há 19 anos, saindo sempre na quarta-feira de Cinzas, tendo como base o Mercado da Boa Vista.
Às sextas-feiras, apresenta o programa Papo de Artista, na Rádio Frei Caneca FM, vinculada à Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Continua dirigindo a Cia. Omoios de Teatro com o espetáculo “Confissões Urbanas”, além da renovada temporada da premiada peça infanto-juvenil “A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final”.
E sempre escrevendo suas crônicas domingueiras no Facebook.
![](/noticias/fotose/23/03/290323122820_3.jpg)
![](/noticias/fotose/23/03/290323122820_4.jpg)
A segui o video da solenidade na íntegra:
Comentários