Neste dia especial em que o nosso município comemora 71 anos de sua Emancipação Política e Geográfica, de repente me senti inspirado para falar um pouco da praça da independência, onde tudo começou.
Lá nasci e vivi toda minha infância e adolescência ao lado de minha família, “Abreu”, que ocupava quase que 100% de toda área em torno da praça.
Tenho boas lembranças do coreto da independência, onde o “seu” Zé Orência de Abreu reunia toda garotada para contar os seus mais variados e divertidos versos, sempre acompanhado do divertido Neuton Santana Abreu, que era o vigia e zelador da praça.
Talvez poucos ainda lembrem, mas não sai da minha memória a piscina que ficava ao lado do coreto, em frente à Igreja Matriz, com os seus azulejos azuis celestes e sua fonte luminosa que nunca funcionava.
Do outro lado do coreto, sentido pinguim, existia um Monumento da Independência, que nas minhas brincadeiras pela praça sempre parava em frente para ler o que estava escrito e minha mãe sempre dizia que era em homenagem a Independência do município. Até hoje ainda ecoa os dizeres que eram mais ou menos assim: “Neste local, no dia 02/12/53, o bravo povo desta terra deu o seu Grito de Independência pela Emancipação Política de Olho d Água das Flores” – esta é uma homenagem do prefeito Arnóbio Silva pelos 10 anos de independência. Salve 02/12/63.
Infantis lembranças dos jogos de ximbras e pião ao lado da piscina, e das boas e eletrizantes descidas nas ladeiras da praça no velho e gostoso carrinho de rolimã.
Lembranças e medo dos bichos preguiças que viviam nas árvores de pé de figo que rodeavam a praça. Era muito interessante ver aqueles bichos vagarosamente andando sobre as árvores.
Hoje, aos 71 anos, ainda jovem, a cidade cresce a passos largos, sempre de olho no futuro, expresso, pois, os meus parabéns a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o seu desenvolvimento, em especial aos chefes do executivo, do primeiro ao atual, que na ordem cronológica passo a descrever: Orlando Augusto de Melo; Arnóbio Silva; Valdemar Farias Abreu; Humberto dos Anjos; Dorival Bezerra Silva; Ednaldo Miguel da Silva (Daone); Elânio Quintela Abreu; Maria Ester Damasceno Silva; Carlos André Paes Barreto dos Anjos (Nen) e José Luiz Vasconcelos dos Anjos.
Homenagem do ex vereador Jorge Luiz Abreu Duarte.
OLHO D ÁGUA DAS FLORES/AL – 71 ANOS DE HISTÓRIA
OpiniãoPor Jorge Luiz Abreu Duarte 02/12/2024 - 10h 15min Ícaro Drasan - publicada em https://www.historiadealagoas.com.br/olho-dagua-das-flores-e-do-padre-antonio-duarte.html
Comentários