Alagoas vai realizar em agosto a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa

Assistência Social

Por Natalício Vieira / Ascom Secdef

Objetivo é promover a participação social, visando ações que possibilitem a superação de barreiras ao direito de envelhecer

Convocação foi feita por meio de portaria conjunta publicada nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial do Estado

A 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada nos dias 20 e 21 de agosto deste ano, em Maceió. O evento terá como tema "Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação".

A convocação foi feita por meio de portaria conjunta publicada, nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE), pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/AL).

A Conferência abordará cinco eixos principais: financiamento das políticas públicas para ampliar e garantir os direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência; abandono social e familiar da pessoa idosa, participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e, por fim, consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado brasileiro.

O principal objetivo do encontro é promover a participação social, visando a proposição de ações que possibilitem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável.

Além disso, a iniciativa busca identificar os desafios do envelhecimento plural no estado, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

Momento crucial

Ao fim, espera-se que sejam propostas ações de equidade para a defesa, promoção e a proteção dos direitos e da cidadania das pessoas idosas. De acordo com a presidente do CEDPI, Marta Marisa, este é um momento crucial para que se possa construir, de forma conjunta, políticas públicas efetivas para as pessoas idosas de Alagoas.

"A participação dos representantes da política da pessoa idosas nos municípios é fundamental para que possamos construir propostas concretas e eficazes para a promoção do envelhecimento digno e saudável em nosso estado. Juntos, podemos fazer a diferença", enfatizou Marisa.

Ela disse ainda que o tema deste ano, "Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação", nos convida a refletir sobre a importância de garantir que todas as pessoas idosas, em sua diversidade, tenham seus direitos respeitados e possam participar ativamente da sociedade.

"Esse é o anseio de toda população idosa do nosso estado, parabéns a todos", finaliza.

Comentários