A Prefeitura de Santana do Ipanema está realizando entre os dias 3 e 5 de fevereiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Jornada Pedagógica 2025, reunindo mais de 600 profissionais da Rede Municipal de Ensino.
Com o tema “Inclusão e Diversidade: construindo caminhos possíveis para promover a equidade na escola”, a gestão municipal reforça a importância de práticas pedagógicas e ambientes escolares onde todos os alunos sejam acolhidos e valorizados.
A cerimônia de abertura do evento, realizada na noite desta terça-feira (4), contou com a participação do prefeito Eduardo Bulhões, da vereadora Eliana Bezerra, secretários municipais Salete Machado, Renilde Bulhões e Moacir Júnior, além de diretores e servidores vinculados à SEMED.
“Esse ano nós vamos ter o melhor desempenho da história do nosso município”, afirmou o prefeito, reforçando o papel dos profissionais da educação em sua vida e o compromisso de acompanhar de perto o desenvolvimento dos alunos durante todo o ano letivo.
A secretária de Educação, Salete Machado, destacou a emoção e o entusiasmo de todos para o início de uma nova jornada. “Nós, educadores, temos essa competência de recomeçar e inovar a cada ano, trazendo novas possibilidades e energias para nossos alunos que nos esperam nas escolas”, afirmou.
Na primeira palestra da noite a professora Léa Karla Carvalho discutiu sobre o tema central do evento, reiterando a importância da equidade nas escolas para que todas as crianças tenham oportunidades e cresçam de acordo com as suas individualidades.
“Parabéns ao prefeito Eduardo Bulhões que tem uma mente aberta, voltada para a inclusão”, destacou a palestrante que também fará uma oficina sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), ferramenta de acompanhamento e planejamento do desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com necessidades especiais.
Outro ponto relevante discutido na abertura foi o uso do celular na escola. Com a tecnologia cada vez mais presente na vida dos alunos e professores, a professora Dra. Lillian Figueiredo falou sobre a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, as possibilidades e desafios.
O evento, que está sendo realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Social do Nordeste (Idesne), segue durante esta quarta-feira (5) com as oficinas em dois pólos de conhecimento.
Comentários