Mantendo a tradição e no ano que completa os 10 anos de existência em Santana do Ipanema a Casa do Menor São Miguel Arcanjo realizou no último sábado (1º) o Espetáculo de Bale Santa Catarina de Siena.
A apresentação aconteceu na Quadra de Esportes da instituição e contou com a presença de um bom público. Registramos as presenças da primeira-dama de Santana do Ipanema Renilde Silva Bulhões Barros, Maria Verônica Araújo – secretária municipal do Trabalho, Assistências e Desenvolvimento Social e do Pe. Renato Chiera que veio do Rio de Janeiro especialmente para esse momento e para desencadear uma campanha em favor da Casa do Menor.
Antes do balé aconteceu apresentações de Percussão com Capoeira, Maculelê e Violão.
Após as apresentações preliminares teve início ao espetáculo com um breve comentário feito por Laura Ferreira:
“Há dez anos, um grupo de missionários chegou nesta cidade, com o desejo de SER PRESENÇA. Presença para quem? Para aqueles filhos carentes de amor.
Isso mesmo, de amor. Colocando em prática aqui o que tinha iniciado no Rio de Janeiro 22 anos antes, com um adolescente conhecido por Pirata.
Pirata nasceu como um de nós, aos pouquinhos foi fazendo algumas escolhas, pequenas escolhas que, não o conduziam a amar mais as pessoas, como algumas escolhas que fazemos no dia a dia. O caso é que Pirata, como vocês verão, Pirata fez um caminho diferente do nosso até entender o que é o amor, e principalmente, aceitar ser amado.
Deixar ser amado. Assim como eu, como você, como qualquer um de nós, Pirata queria se mostrar forte, um tipo de força que não se deixa amar. Por imposição de um mundo que parece vencer quem se mostra sem sentimentos, pedir ajuda parece fraqueza. Pedir um conselho antes de uma decisão, só ouvir, sem brigar, prestar atenção sem ficar olhando outras coisas no celular, essas pequeninas banalidades do dia a dia, são gestos de amor.
Mas para não ficar cansativo, vamos contar essa história de outro modo? Assim, nosso presente para vocês não é o presente de uma pessoa, mas de muitas pessoas. Depois vocês me dizem se gostaram. Lembrem-se, é um obrigado por esses dez anos que com muitos de vocês presenteamos a vida de muitas outras pessoinhas, que como Pirata precisam de amor., Então vamos lá.”
Com esse texto deu-se inicio a apresentação de abordaram os seguintes temas nos seus atos:
1. Abertura – Anjos Intercedem por Pirata – Grupão com participação da Tia Celina
2. Força Angelical
3. O Abandono nas Ruas
4. A Acolhida das Crianças
5. O Amor Vencerá
6. Acredite em Sonhos
7. Luz der Um Sonho
8. O Abandono das Minorias (Camille)
9. Crescente a união das Casa do Menor para acolher mais crianças e jovens (AIME e ARIANE)
10. A luta está em nossa história
11. Ajuda que vem do Estrangeiro
12. Agradecimento e encerramento
No encerramento Pe. Renato Chiera agradeceu a todos, fez indagações aos participantes e lançou uma campanha em prol da Casa do Menor que perdeu a condição de entidade filantrópica e passara a ter uma despesa na ordem de 58 mil reais e conclama que seja conseguido 3 mil pessoas com a doação de 20 reais para cobrir essa despesa. Caso isso não aconteça a instituição poderá fechar algumas casas ou reduzir drasticamente As suas atividades.
Apresentamos a seguir um vídeo com a síntese das apresentações do Espetáculo.
Comentários