Blogs: Ulisses de França Braga

Literatura

Por João Neto Félix Mendes - www.apensocomgrifo.com.br

Ulisses de França Braga, nasceu em 05.06.1944, em Maceió, filho de Edson Simões Braga e Christina de França Braga. Casou-se com Nilce, filha de seu Abílio Pereira, patriarca da tradicional família santanense. O casal teve os filhos: Fernando, Estela e Ulisses.

Luiz Antônio de Farias, Capiá, relatou em crônica que em 1964 foram aprovados em concurso do Banco do Brasil, Cloves Damasceno Amorim, Hélcio Gabriel Alvim, Jarbas Melo Carvalho, Narciso Pereira Alécio, Manoel Oliveira Queiroz (Mané do Bode), Paulo Silva (Paulo Sabão), todos nomeados para a agência local.

“Por extrema necessidade de pessoal, pois na época o Banco se achava em plena expansão, foram nomeados, também, candidatos aprovados em outros municípios de Alagoas, principalmente Maceió. Entre eles estava Ulisses Braga, que para espanto de todos nós “monolíngues”, falava fluentemente inglês e espanhol e tinha noções de francês e de alemão.”

Ulisses, em 2011, escreveu o prefácio do livro de Zé Neto “O Marechal Que Virou Major”, discorrendo, em suas palavras iniciais, seus primeiros passos no solo sertanejo: ”Eram cerca de dez e meia da manhã de uma quinta-feira, 28 de janeiro de 1965, quando o ônibus poeirento e bem chacoalhado parou em frente à Sorveteria Pinguim, extensão da Praça do Monumento. Descemos, eu e o Nilton Almeida Cavalcanti, e apanhamos as nossas malas no bagageiro. Olhei ao redor, numa primeira sondagem daquela que seria, pelos próximos 12 anos, a minha residência e a que iria me trazer o amadurecimento de que tanto necessitava: Santana do Ipanema, cidade líder na árida região sertaneja de Alagoas. Era pleno verão, e a temperatura não deixava dúvidas sobre onde eu estava.”

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários