QUEM DISSE ISSO?... [Parte 2]

Fábio Campos

Passei a semana, pensando na última crônica que havia postado aqui. E cheguei à conclusão que carecia de complemento. Portanto eis aqui. O leitor há de concordar que algumas frases ditas por alguém. Em algum momento de nossa vida causou grande influência no que cada um de nós é hoje.

Voltemos a algumas ditas por santanenses. Que muito me marcou. Lembro até hoje.
“Passando fome tô fazendo regime; correndo da polícia tô fazendo exercício; Estando preso tô hospedado. Rasga Mortalha [filho de Chica Boa]”

“Eu não quero mulher pra carregar água. Tarde Fria” a respeito de um comentário de um amigo de que ele estaria namorando uma mulher “furada”

“Eu vou de bicicleta...Paulo Ventão [filho de Miguel da Barriguda] Ao complementar o verso da marchinha de carnaval: “Em rio que tem piranha jacaré nada de costa...”

“Um domingo sem missa, é uma semana sem Deus. Sebastião Pacífico.”

Esta de seu Sebastião pai de meu amigo Mario Pacífico, e da escritora Lucinha Nobre. Até hoje está eternizada emoldurada num quadro, no Bar Comercial [O melhor Cuscuz com Bode da Região!]

Mas qual seria mesmo a diferença entre um JARGÃO e um BORDÃO?

“Jargão é uma terminologia técnica comum a uma atividade ou grupo específico. Por exemplo, para os advogados “peticionar” significa o que os leigos conhecem por “entrar com uma ação”
Bordão é uma expressão comumente repetida por alguém, ou algo, sempre em uma determinada situação. Exemplos: “Ô louco meu!” Fasto Silva “Faustão”; “E o saláriuo ó!... Professor Raimundo personagem do Chico Anysio; “Foi sem querer querendo” Chaves personagem do mexicano Roberto Bolaños Fonte Wikipédia.org.br”

Tem as frases dramáticas que sempre ouvimos que “alguém disse”, geralmente ocorreram sinistro com as pessoas que as disseram. E vão logo atribuir a algum tipo de castigos.

Do tipo: Sobre o navio Titanic. “Nem Deus afunda!” Já os Beatles, um deles que teria dito:“Somos mais famosos que Deus”
Também frases dos bastidores da política. O ex-presidente João Baptista Figueiredo [governou nosso país de 1979-1985]:

“Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo.”

Uma frase muito antiga, atualmente tão em voga. Pelo menos é o que acho:

“Não concordo com nenhuma das palavras que dizes. Porém defenderei até a morte o direito de dizê-las. Filósofo francês Voltaire”

Eu também andei dizendo algumas frases que ficaram na história. Na minha história de vida, claro. Uma de infância: “Prefiro uma “piza” de papai.” Ao provar uma PIZZA feita em casa, por meus irmãos, num dia que nosso pais viajaram.”

Pra encerrar. Frases do watsap:

“A cidade que não tem táxi? Uberlândia”
“Sabe por que a loira só tem chulé no pé esquerdo? Porque a mãe sempre dizia: Lave esse pé direito!”
“Sabe qual é o carro que mostra que vai chover? Celta preto”
“Sabe qual é o nome do confeiteiro chinês: Xant Lee
“Sabe porque a baixinha tem medo de hospital? Por que só vai sair quando tiver Alta.”

Fabio Campos, 13 de abril de 2019.
PRA VOCÊ UMA SEMANA SANTA ABENÇOADA!

Comentários