Colunistas: O FUNDADOR DE SANTANA

Literatura

Por Djalma de Melo Carvalho

Autografado pelo autor, chegou-me à mão, via Correio, um exemplar do livro Martinho Vieira Rego – Fundador de Santana do Ipanema (SWA Instituto Editora, Santana do Ipanema, 2024), de autoria de Luiz Antônio de Farias - Capiá, escritor, estimado colega aposentado do Banco do Brasil, conterrâneo e confrade da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.
O livro é bem-escrito, com 67 páginas, produto de incansável e trabalhosa garimpagem, pesquisa, em busca de nomes de famílias com sobrenome Vieira, Rego, Rodrigues, Gaia, Martins, Azevedo, Ricardo, Farias, e outros, na tentativa do autor, à luz da oralidade, chegar ao verdadeiro nome do fundador de Santana do Ipanema.

Se minha avó paterna, Maria Emídia Rodrigues, falecida em meados da década de 1940, estivesse viva, com certeza, estaria oferecendo sua colaboração histórica, porque conhecia a origem de todas as famílias santanenses.

Claro está no livro recebido o empenho do autor para contestar o nome existente, conhecido, definido, do fundador da cidade, assunto tratado há muito em livros a cargo do escritor, jornalista e professor Dr. José Marques de Melo, do professor, escritor e pesquisador Dr. Tadeu Rocha e, finalmente, dos escritores e historiadores irmãos Floro e Darci de Araújo Melo. Também, do padre Theotônio Ribeiro, em 1917, autor do Escorço Biográfico do padre Dr. Francisco José Correia de Albuquerque, Missionário Apostólico que pisou terras de Santana do Ipanema em 1787.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Clique Aqui e veja mais detalhes sobre o livro e como adquirir

Comentários