ROMEU E JULIETA, E O CARRO DO OVO.

Fábio Campos

A nossa crônica de hoje, de título apelativo, tem endereço certo: O Dia dos NAMORADOS, e o significado de ASSÉDIO. Veremos alguns tipos de assédios, a etimologia dessa palavra. Tão presente nos relacionamentos humanos, ainda mais em tempos de pandemia. Da obra do dramaturgo inglês Willian Sheakspeare [1564-1616] “Romeu e Julieta” citamos aqui, tão somente por simbolizar o casal de pombinhos mais romântico, que a literatura mundial já viu.

DIA DOS NAMORADOS Pesquisamos como se diz, em outros idiomas: “Valentine’s Day = INGLÊS; “La Saint-Valentim = FRANCÊS; Valentini dies = LATIM; “San Valentim ou Los Enamorados” = ESPANHOL; “Valentinstag = Alemão; “Den’ Svyatogo Valentina = RUSSO.
No Brasil, o Dia dos Namorados, é comemorado no dia 12 de junho, dia de Santo Antônio de Pádua [ou de Lisboa]. Em outros lugares do mundo, a exemplo dos Estados Unidos, comemora-se no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. “O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Valentim continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sentença, apaixonou-se pela filha de um carcereiro, que era cega e que milagrosamente recuperou a visão, momentos antes da execução. Muitos jovens, enviavam para Valentim, flores e bilhetes dizendo ainda acreditarem no amor. O santo escreveu uma mensagem de adeus para a moça, na qual assinava como “Seu namorado, Valentim”. Fonte: Wikipédia.org.br”

O TERMO NAMORADO, EM OUTROS IDIOMAS “A palavra Namorado e namorada, em inglês: “Boyfriend” “Girlfriend”. É aceito ainda dependendo da construção lexical; “Swain; valentine, fella, fellah. Em francês “Temos “Petit ami”, em que “ami” é traduzida como “amigo”, mas as duas palavras juntas se tornam “Namorado” e “Namorada”. Também pode se dizer “Copain” para “Namorado” e “Copine” para “Namorada” cuja origem significa: “A pessoa com quem dividimos o pão”.

DE ONDE VEM O TERMO NAMORO? “Relação afetiva mantida entre duas pessoas que se unem pelo desejo de estarem juntas e partilharem novas experiências. Relação em que o casal está comprometido socialmente, mas sem estabelecer um vínculo matrimonial perante a lei civil ou religiosa. ETIMOLOGIA DA PALAVRA “vem da expressão espanhola “Estar em amor” que acabou formando o verbo “Enamorar” que originou o termo “Namoro” em português. Já “Noivado” vem do Latim “Novus” que designava pessoa jovem em idade de casar. Em espanhol: “Novio” e “Novia”, em português: “Noivo” e “Noiva”. “Casamento” vem de “Casamentum” do Latim: “Terreno com casa”, daí faz todo sentido o dito popular: “Quem casa quer casa”. Alianças vem do Latim “Ad ligare” “Unir, atar”, colocada no dedo anular, porque antigamente acreditava-se que o quarto dedo da mão, era ligado por um nervo diretamente ao coração. Fontes: Google e origemdapalavra.com.br

“ASSÉDIO: Consiste numa perseguição insistente e inconveniente que tem como alvo uma pessoa ou grupo específico, afetando a sua paz, dignidade e liberdade. Existem diferentes tipos de assédio: moral, sexual, psicológico, virtual, judicial, entre outros. No entanto todos são baseados no princípio de perseguir e forçar alguém a fazer algo contra sua vontade.
ETIMOLOGIA: “A palavra Assédio possui origem em dois vocábulos, do Latim: “Absedius” [do assento], e “Obsidium” [cerco, cilada]. ALGUNS TIPOS: ASSÉDIO ELETRÔNICO: É a alegada utilização de ondas eletromagnéticas para perseguir uma vítima, gerando sons e pensamentos na sua mente.” Como exemplo, citaria o carro do ovo, que passa diariamente na nossa porta, desde as primeiras horas, incutindo o galináceo assédio propagandístico; ASSÉDIO DE SENHORIO: É a criação de condições desconfortáveis ao inquilino, geradas por um proprietário ou seus agentes, a fim de induzir o abandono voluntário de um contrato de arrendamento. ASSÉDIO SEXUAL: Tem vários desdobramentos, dentre eles: receber assobios, e palavras obscenas em via pública, de estranho ou mesmo de conhecido; receber olhares constrangedores; receber, por meios cibernéticos, mensagens de conteúdo pornográfico ou piadas obscenas que causem desconforto e constrangimento para quem recebeu. Fontes: Google e eairolou.com.br

UM POUCO DE HUMOR, PRA ENCERRAR
CANTADAS FRACAS PELO WATSAPP
“Gata! Vc gosta de vencer?
-?
-Vencer minha namorada!”
“Gata! Vc não é Nescau...
-?
-Mas tem uma Energia de dar gosto!”
“Tá fazendo um frio, né?
-Tá!
-Quer casaco?
-?
-Casaco...migo!”
“Gata! Eu Não sou Casas Bahia Mas sou “Dedicação Total a Vc!”
“Ei! eu não sou Itaú! Mas fui feito pra Vc!”
“Gata! Você é o prego que falta na minha Havaiana!”
“Gata! Vc não é o Google mas tem tudo que eu procuro!”
“Gata! Vc não não é GPS quebrado mas me deixa sem rumo!”
“Ei, vc gosta de achocolatado?
-?
-É que posso ser Toddynho seu!”
“Gata! Vc não é sal mas aumenta minha pressão!
-Quem é vc?
-Posso ser quem vc quiser!
-Nossa!
-Arnaldo. Mas pode me chamar de Naldo. Porque o “Ar” eu perdi quando ti vi!”
“Gata! Vc não é desaforo mas eu gostaria de te levar pra casa!”
“Gata! Já que sou americano! Então me U.S.A.!
“Gata! Vc usa shampoo?
-Pq?
-Euserve?”

Fabio Campos, 12 de Junho de 2021.

Comentários