Pelos mares da internet navegando, fomos aportar num site [aventuranahistoria.uol.com.br] que traduz “10 PALAVRAS INOCENTES COM ORIGEM OBSCENA”. É esse o nosso assunto principal. Trazemos também, termos, profissões em alta, em tempos de globalização digital.
“Texto de Thiago Lincolins, publicado em: 02/11/2019: Palavras que surgiram como metáforas sexuais, com a mudança da língua ao longo dos séculos, ou por terem origem em termos estrangeiros, acabam ditas na mais perfeita inocência.
1 - ORQUÍDEA: A flor se identifica com a anatomia [sexual] feminina. Os gregos, porém viram outra coisa. “Orchi”, do grego, testículos. É que as raízes de algumas orquídeas tem formato que lembra esta parte do corpo masculino. COMENTÁRIO DO CRONISTA: Tem sentido, na universidade aprendemos que “Criptorquidia e Monorquidia”: Animais cujos testículos, não estão presentes na bolsa escrotal, ou se contém apenas um, respectivamente.
2 - BAUNILHA: Os espanhóis ao conhecerem a planta cultivada pelos nativos, a apelidaram de “Vainilla” diminutivo de “vaina”, “Bainha” em português. Vaina tem origem na palavra latina vagina. A explicação é que a planta envolvia e abrigava os grãos. COMENTÁRIO: Nas minhas aulas, se assunto semelhante é abordado, escrevo no quadro: “Bage” e “Vagem” de feijão. Daí pergunto: Qual termo vocês usam? A classe fica dividida. Então esclareço: O correto é “Vagem” palavra que vem de vagina. A reação claro, espanto, curiosidade, risos.
3 – SEMINÁRIO: A Palavra vem do Latim: seminarium que quer dizer viveiro de plantas. Tem origem em outra palavra “semen” que significa “sementes”. Em português originou: ”Sêmen”. A ideia é que, em um seminário, são semeadas ideias conhecimentos. COMENTÁRIO: Sem comentário.
4 - PORCELANA: Ocorre uma assimilação do termo com a palavra italiana: “Porcellana” que se refere a “concha de búzios”, devido a aparência lisa e brilhante. Outra vertente diz, que deriva de “Porcella” que significa “porca jovem”. A história infelizmente não registrou quem notou a semelhança das conchas com a vulva do animal fêmea. COMENTÁRIO: Neste caso, percebo uma alusão genérica. Seria o mesmo que alguém que se chame de Paulo, fosse dito que seu nome vem de “pau” o mesmo que “pênis”. Claro, uma comparação grosseira, descabida.
5 - ABACATE: O termo vem de “Awakalt” que na língua Asteca-nahuatl significa testículo. A semelhança é óbvia. COMENTÁRIO: Concordo, tem sentido.
6 – PUNK: O termo foi usado pela primeira vez durante a Idade Média, por Shakespeare. Em suas obras, o dramaturgo usou a expressão: “Taffety punk” para descrever as prostitutas bem vestidas da época. Ao longo dos séculos, passou a designar um rufião, um desviante sexual masculino, e daí qualquer pessoa desprezível.
7 – MASTODONTE: Você mesmo, julgue a imaginação do paleontólogo George Cuvier, ao descobrir um elefante gigante, comparou os dentes do bicho com enormes mamilos. Fez a junção, de “masto”, em grego “mama”, e “odont.” “dente”. Literalmente: “Dentes de mama”.
8 – RECUAR: Derivada do Latim “reculare” que quer dizer, literalmente, andar com o traseiro (culus= ânus, em italiano) para trás.
9 – ESCULACHAR: Do italiano “Sculacciare” quer dizer dar palmadas na bunda, principalmente em crianças.
10 – BABAQUICE: Babaca vem do idioma bantu africano, usado para referir-se ao órgão sexual feminino. Babaquice indicava o ato de “focinhar a babaca”, o mesmo que, fazer sexo oral em uma mulher.
O QUE É, E O QUE FAZ UM DIGITAL INFLUENCER? ISSO DÁ DINHEIRO? Basicamente o que faz é, transformar sua personalidade, sua figura, em uma marca. Quanto, ao lado financeiro, vai depender da quantidade de pessoas que o Influencer consegue mobilizar para adquirir produtos e serviços que recomenda nas redes sociais. Esta é minha opinião, depois de ler extensa matéria sobre este tema no site: klickpages.com.br
BUGOU, BUGADO? Ouvi, pela primeira vez, meus netos usando estes termos. E comentei: O que é isso? Alguém andando de “Bugue”? Claro, riram de mim. Vamos aos fatos. O bugue a que referi-me é o carro, adaptado para andar em dunas e praias, surgido, junto com os "hippies" na década de 60. “Bug” vem do inglês, significa inseto, devido à semelhança do veículo com o bicho. Na rede mundial de computadores, o termo “Bugou” e “Bugado” é aportuguesamento, verbalização do substantivo “Bug”. Significa estar com problema, sistema, ou celular “bichado” com problema. O cientista Thomas Edison [1847-1931]. Foi quem primeiro usou o termo “Bug”. Fonte consultada: Google.com.br
UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
JOÃOZINHO E A MÃE
-Onde estava?
-Brincando de médico com a Julinha.
-Seu sem-vergonha! Vou te bater!
-Calma mãe! Eu era médico do SUS.
NO CELULAR
-Tem Facebook?
-Não.
-Twitter?
-Não.
-Whatsapp?
-Não.
-Tem o que?
-Vida.
-Me mande no Candy Crush.
DIÁLOGO ENTRE FILHA, E MÃE RAIZ
-Mãe, todo mundo tem!
-Você não é todo Mundo.
FILOSOFIA DE PORTA DE BANHEIRO
QUANTO MAIS DESARRUMADO VOCÊ SAI DE CASA, MAIS CHANCES VC TEM DE ENCONTRAR CONHECIDOS.
TUDO, VEM NO TEMPO CERTO. MENOS: FOME, DINHEIRO, E DOR DE BARRIGA.
Fabio Campos, 01 de Maio de 2021.
Comentários