As obras de saneamento básico da Conasa Águas do Sertão em Alagoas já estão chegando também a municípios onde essa estrutura praticamente não existia. Esse é o caso de Carneiros, uma das menores cidades alagoanas, localizada no sertão a 120 quilômetros da capital. Segundo dados do Instituto Água e Saneamento (de acordo com o censo de 2022 do IBGE), apenas 4,83% da população local (do total de 9 mil habitantes), afastava seus esgotos por meio de rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede.
Iniciadas neste mês de março, as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário na cidade estão começando a mudar essa realidade, beneficiando primeiramente cerca de 250 residências.
O projeto, que conta com um investimento de R$ 300 mil, tem previsão de conclusão até a segunda quinzena de abril. Além da construção de duas Estações Elevatórias de Esgoto para enviar o esgoto para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Carneiros, as equipes trabalharão em diversas etapas de implantação da rede coletora e de instalação de ligações domiciliares, dentre outras atividades.
“As obras utilizarão modernas tubulações de PVC corrugado, garantindo resistência e durabilidade ao sistema”, explica Cassiano Costa, gerente de projetos da Águas do Sertão. “A expectativa é não apenas melhorar o saneamento, mas também promover um impacto positivo no meio ambiente e na saúde pública, além da valorização imobiliária”, completa.
Carneiros recebe obras de esgotamento sanitário da Conasa Águas do Sertão
GeralPor Aline Angeli - Amais Imprensa 01/04/2025 - 13h 04min Assessoria

Comentários