O comandante-geral da PM, coronel Dimas Barros, apresentou na tarde desta sexta-feira, 28, o Plano de Operações referente à segurança nas eleições de 2012 ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso.
A apresentação do plano ocorreu na sala de sessões, localizado na sede do TRE, na Praça Visconde de Sinimbu, centro da capital. Estiveram presentes os comandantes dos policiamentos de áreas do interior (CPAI). Além, do subcomandante geral, coronel Mário da Hora e o comandante do policiamento da capital (CPC), coronel Gilmar Batinga.
A PM trabalhará em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais no serviço de preservação e segurança das urnas e dos locais de votação, no sábado, dia 6.
Já no dia do pleito eleitoral, a PM empregará um efetivo de 7.336 policiais, sendo 4.194 na região metropolitana e 2.670 no interior de Alagoas, além do reforço de 774 viaturas, mais três helicópteros.
?As guarnições deverão realizar patrulhamento e abordagens constantes durante todo o pleito, para que a segurança dos eleitores esteja garantida?, ressaltou o comandante da PM, coronel Dimas Barros. Segundo ele, pelo menos três policiais estarão nos locais de votação durante o pleito eleitoral. ?Nos municípios onde há um histórico conturbado estaremos enviando mais recursos humanos e materiais?, garantiu.
Tropas do Exército também reforçarão algumas cidades durante as eleições policiais.
Acompanharam a exposição do plano o comandante do 59º BIMtz, coronel Frederico Pinto Sampaio, o superintendente da Polícia Federal, delegado Omar Gabriel, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira e o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), João Cedrim.
Embarque da tropa
O embarque da tropa para os municípios da Região Metropolitana e cidades do interior do Estado está marcado para às 6 horas da sexta-feira, dia 5 de outubro. Os policias viajarão já com os valores das diárias em conta. De acordo com o comandante da PM, o governo de Alagoas já liberou o processo para pagamento antecipado da ajuda de custo.
A PM utilizará policias militares do meio administrativo de todas as unidades, a exemplo do Quartel do Comando Geral. As férias dos policiais serão suspensas e para que haja um número ainda maior de efetivo, a concessão de licenças especiais também foi suspensa até o fim das eleições.
O policiamento na capital não terá o efetivo reduzido devido ao reforço para o interior e vai continuar com o mesmo número diário de guarnições de serviço. Ao todo, 774 viaturas policiais serão disponibilizadas.
O retorno da tropa está programado para a próxima segunda, dia 08. Mas, segundo o comando da PM, caso haja necessidade de manter o efetivo em algumas cidades, os policiais deverão permanecer nos locais até que o clima de tranquilidade seja restabelecido.
A PM atuará com quatro modalidades de policiamento: a pé, motorizado, montado e aéreo, sendo esse último sendo executado pelo Bope.
PM apresenta Plano de Operações das Eleições 2012
PolíciaAssessoria de Comunicação da PMAL 5ª Seção 28/09/2012 - 23h 58min Assessoria
Comentários