Empresarial Antônio Carneiro de Melo é inaugurado em Santana do Ipanema

Economia

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Empreendimento pensado para servir o povo de Santana do Ipanema, ofertando amplas modernas instalações e ótimo ambiente de negócios.

Foi inaugurado no fim da tarde, inicio de noite do último sábado(23), em Santana do Ipanema o Empresarial Antônio Carneiro de Melo, empreendimento do empresário Antônio José Bento de Melo.

A solenidade de inauguração teve início com benção proferira pelo padre Marcos Renildo, pároco da Paróquia de São Cristóvão, seguida do corte da fita inaugural, aspersão da água benta nas instalações e uma homenagem especial ao avô do Antônio José que dá o nome ao empreendimento.

Na sequência os convidados foram ao auditório, onde aconteceu os pronunciamentos, após a formação da frente de honra composta pelo empresário Antônio José Bento de Melo s sua esposa Maria Luíza de Oliveira Melo, prefeita Cristiane Bulhões Barros Melo Silva e seu esposo Marcelo Melo Silva, Dra. Renilde Silva Bulhões Barros, os pais do empresário Antônio José: José Carneiro de Melo e Maria de Fátima Bento de Melo, filhas do homenageado: Maria de Fátima Melo Lemos, Jilza Soares de Melo e Janaína Saraiva de Melo – representando os netos e bisnetos do homenageado Antônio Carneiro de Melo.

O cerimonial conduzido pelo jornalista, professor e escritor José Malta Fontes Neto citou os nomes de Jilda de Melo Acioli, Jeniuza Soares de melo (Branca), Geilsa Soares de Melo e Jeni Soares de Melo, filhas do homenageado não puderam participar da solenidade, além de Genilda Soares de Melo (In memoriam).

Usaram da palavra: Janaína Saraiva de Melo – representando os netos e bisnetos do homenageado –, o Mestre de Cerimônia leu um texto enviado pela filha Jilda de Melo Acioli – representando os filhos (transcrito a seguir) –, Dra. Renilde Bulhões, prefeita Christiane Bulhões e o anfitrião Antônio José.

Parabenizamos o empresário, contador, companheiro de gestão e grande amigo Antônio José pelo investimento, a confiança e a importante contribuição para a nossa região. Com certeza o seu avô, o saudoso empresário Antônio Carneiro, está muito feliz com essa conquista e homenagem. Sucesso!

Christiane Bulhões - Prefeita

O anfitrião, Antônio José, no seu pronunciamento agradeceu a presença de todos, especialmente a seus familiares, assim como nominou todos os envolvidos na construção do empreendimento.

Empresário Antonio José em seu pronunciamento

Hoje é um dia muito especial para mim e minha família, pois estamos tendo a oportunidade de homenagear um grande homem, por meio desse empreendimento, que mesmo tendo passado pouco tempo na vida terrena, teve a capacidade de construir muito, e numa época em que pouco se falava em empreendedorismo e que os recursos eram escassos. Um homem que como o belo texto escrito por Tia Jilda descreveu, procurava soluções e formas perspicazes de atender a demandas de seu tempo. Ao lado de sua esposa Vovó Marina, construiu uma família, com oito filhos, e com sua prematura partida foi Vovó Marina que seguiu com a criação dos filhos e o comando dos negócios e manutenção do patrimônio já construído em tão pouco tempo, não deixando de forma alguma o legado de Antônio Carneiro de Melo se esvair com o tempo, sempre preservando e cuidando com amor e carinho, tendo sempre uma atenção especial ao principal legado, seus filhos.

Antônio José Bento de Melo - Empresário


Finalizadas as falas os convidados foram ao térreo, onde aconteceu a recepção, abrilhantada musicalmente pela cantora santanense Wilma Azevedo.

EMPRESARIAL ANTÔNIO CARNEIRO DE MELO

O Empresarial Antônio Carneiro de Melo está localizado a Avenida Presidente Dutra, 739 – Bairro Monumento – Santana do Ipanema – Alagoas. É um empreendimento de 1.250m2 possui primeiro andar, térreo e subsolo. No primeiro andar possui uma recepção, seis salas comerciais, uma copa, três banheiros e auditório com capacidade para 50 pessoas. Foi construído pela empresa JN Construções do empresário Jório Ismael, teve como arquiteto Thiago Amorim e arquiteta de interior Laine Avelino. Este empreendimento foi pensado para servir o povo de Santana do Ipanema, ofertando amplas modernas instalações e ótimo ambiente de negócios.

Atualmente encontra-se com as seguintes empresas instaladas: AJBM Contabilidade e Consultoria, Digitaliza (empresa de digitalização, processamento de dados e treinamentos), AJ Jurídico Advocacia e Consultoria e Adauto Bispo Advocacia. SOBRE O HOMENAGEADOAntônio Carneiro de Melo, nasceu em Santana do Ipanema em 09 de setembro de 1917. Faleceu em 23 de junho de 1958. Casou-se com Marina Soares de Melo e da união construíram uma bela família com 08 filhos: José Carneiro de Melo, Geisa de Melo Queiroz, Jeni Soares de Melo, Jeniusa Soares de Melo (Branca), Genilda Soares de Melo (in memorian), Jilda de Melo Acioli, Jilza Soares de Melo e Maria de Fátima de Melo Lemos, 17 netos e 18 bisnetos.

ANTÔNIO CARNEIRO DE MELO:"UM LEGADO QUE TRANSCENDE O TEMPO"

O nosso homenageado era o homem à frente do seu tempo, tal qual os grandes empresários da época.

Onde muitos viam problemas, ele enxergava uma oportunidade.

Ao iniciar sua trajetória, percebeu que os açougueiros não tinham com o que pendurar as carnes que seriam expostas.

Então, em sua cabeça engenhosa, percebeu que o simples pedaço da palha do ouricuri servia a tal propósito.

Assim, começou a fornecer o material aos açougues da região.

Mas não parou por aí. Como os grandes homens, empreendeu com tudo. Do feijão ao algodão, do gado aos negócios.

Pioneiro, já empregava veículos em suas atividades para carregar os produtos que comercializava.

Com seu talento, alçou grandes sonhos e projetos, os quais, aquele tempo, eram apenas conjecturas.

Sempre à frente, planejou levar os seus filhos para Maceió, a fim de que pudessem estudar e desenvolver as atividades intelectuais.

Ao lado de sua Marina, construiu uma família ímpar. Formada por pessoas de brio que, à sua imagem, não tiveram medo e foram à luta.

Com sua prematura partida, Marina assumiu o comando da família e, com sua sagacidade, conseguiu legar um futuro aos filhos, que conseguiram se destacar nas suas áreas profissionais. Conseguiu ela manter a família unida, permanecendo fiel à memória de Antônio Carneiro.

Hoje, seu neto, inaugura o empreendimento que carrega o nome de seu avô: Antônio Carneiro de Melo, sendo a prova maior do ditado que diz: “Quem sai aos seus, não degenera.” (Por Jilda de Melo Acioli)

Comentários