As plantas medicinais têm um papel muito importante na saúde. A promoção da Saúde por meio da fitoterapia envolve o resgate de valores culturais, e ao mesmo tempo em que estimula ações intersetoriais, facilitando o vínculo equipe/comunidade, e a aproximação entre profissionais e usuários, o desenvolvimento local e a participação Comunitária.
Com base neste preceito, a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema realizou na última quinta-feira (21), o Fórum Saberes em Práticas Integrativas que teve como objetivo fazer um levantamento do conhecimento que a nossa população tem acerca das ervas medicinais.
O evento aconteceu na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e reuniu todos os envolvidos no processo para implantação da Farmácia Viva em Santana do Ipanema.
A Farmácia Viva é um programa do Governo Federal e no âmbito municipal envolve as secretarias de Saúde; Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídrico; Educação; Assistência e Desenvolvimento Social e tem com parceiros a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e o Instituto Federal de Alagoas – IFAL.
No primeiro momento do Fórum aconteceu os Grupos de Trabalho – GT´s, distribuídos em três salas: Sala Camomila (coordenada pela profª. drª Susamar Pansini), Sala Hortelã (coordenada pela profª dra. Taline Cristina da Silva) e a sala Alecrim (coordenada pelo prof. dr. Augusto Araújo Santos).
Esses grupos de trabalho colheram informações importantes que depois serão socializadas em outro momento do processo em curso.
No segundo momento aconteceu a apresentação dos painéis:
- “O papel das farmacopeias locais na cura de doenças: um diálogo possível entre Ciência e Cultura popular” - Professora Taline Cristina da Silva.
– Apresentação de levantamento de Ervas Medicinas na Região – Docente do curso Técnico em Agropecuária do IFAL Campus Santana – Professora Susamar Pansini – Dra. em Biodiversidade e conservação.
- Resultado do inicial de uma coleta de dados de alguns setores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Apresentação feita pela assistente social Cristóvia Vasconcelos.
- Apresentação de uma Experiência Exitosa no cultivo e uso de ervas medicinas em uma comunidade local – D. Rosa Maria dos Santos e Daiane.
Após os painéis aconteceu a formação da mesa de honra para o encerramento do fórum.
Compuseram a mesa: prefeita Christiane Bulhões Barros Melo Silva, coordenador do Fórum médico Dr. José Avelar Alécio, secretárias Sibele Oliveira Arroxelas ( Saúde), Salete de França Machado Soares (Educação), Maria Verônica de Araújo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social), Amanda Graça Gomes Ferreira (Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) Jorge Tavares de Santana (Planejamento), coordenadora local da Emater Alane Wanderley, diretor-geral do Campus II da UNEAL Santana do Ipanema, prof. dr. Israel Gomes de Amorim Santos, prof. dr. Augusto Araújo Santos representando diretor do Campus do IFAL Santana do Ipanema prof. dr. José Thales Pantaleão Ferreira, Cristóvia Vasconcelos e D. Rosa Maria dos Santos.
Nos pronunciamentos falaram: Prof. Israel Gomes de Amorim Santos, Prof. dr. Augusto Araújo Santos, enfermeira Sibele Oliveira Arroxelas, o coordenador do Fórum Dr. José Avelar Alécio e a prefeita Christiane Bulhões Barros Melo Silva.
O fórum concederá a todos os participantes certificados. Na oportunidade foi feita entrega simbólica de um certificado. Os demais poderão ser disponibilizados nas secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ou solicitados por meio do e-mail: mediacomplexidadesantana@gmail.comFoi uma manhã de valorização da sabedoria popular e muita troca de experiências entre o poder público, as instituições de ensino e a comunidade, por meio de grupos de trabalho e painéis. Agradeço a todos que se empenharam para a realização do fórum e todos que estiveram presentes, em nome do coordenador do projeto, Dr. Avelar Alécio. Agradeço ainda às professoras Taline (UNEAL) e Susamar (IFAL), painelistas do fórum, e à nossa querida agricultora Rosa, que realiza um grande trabalho com ervas medicinais no Sítio Serrote dos Bois.
Christiane Bulhões – Prefeita
Comentários