A importância do estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso (TCC) serão temas da 1ª Jornada Docente do Programa Especial para Graduação de Professores (PGP).
O evento será realizado nesta sexta-feira (30), a partir das nove horas, tendo como local o auditório do Fórum de Arapiraca.
A coordenadora-pedagógica do PGP, professora-doutora Waléria de Melo Ferreira, disse que a Jornada é voltada para os professores-alunos do programa e tem como objetivo promover a discussão acadêmica acerca do modelo de estágio que beneficie o educador da escola-campo com conteúdos discutidos na sala de aula da universidade, como forma de contribuir para o desenvolvimento de sua competência téorica e aplicada.
Waléria Ferreira revelou que a programação reserva uma palestra de abertura com a professora-doutora Selma Garrido Pimenta (USP), que abordará o estágio na perspectiva da pesquisa-ação. Em seguida, as atividades incluem debate e almoço com os participantes e convidados do evento.
No início da tarde, a programação da Jornada Docente prossegue com a palestra da professora-doutora Waléria Ferreira (Uneal) com o tema: "A prática reflexiva como alicerce da formação dos professores cursistas do PGP".
O evento também reserva a comunicação: "A pesquisa-ação", com a coordenação das professoras-mestras Júlia Sara Accioly e Rosângela Nunes de Lima (Uneal). Ainda como parte das atividades, está prevista a realização de planejamento de estudos em grupo para o aprofundamento da pesquisa-ação e calendário de encontros.
De acordo com a reitora da Uneal, professora Laudirege Fernandes, o avanço conquistado no Ideb, no ano passado em Alagoas, tem a participação efetiva da universidade, por conta das ações do Programa Especial Para Graduação de Professores (PGP), com o aumento no número de professores com graduação e com os conhecimentos ampliados.
?As novas experiências estão sendo adotadas em sala de aula, o que acaba repercutindo positivamente na qualidade do ensino ofertado nos municípios alagoanos?, revelou.
Laudirege Fernandes.
O programa de graduação de professores da Uneal é uma iniciativa pioneira em Alagoas foi iniciado no ano de 2002, por meio de parceria entre o Governo do Estado e a maior parte das prefeituras alagoanas.
O projeto tem como finalidade a oferta de graduação para professores que lecionam em escolas da rede pública de ensino no interior de Alagoas e que ainda não estavam inseridos em nível superior da educação formal.
O programa tem duração de quatro anos já graduou 3.793 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em 49 municípios alagoanos.
Desde 2008, a Uneal está qualificando mais 1.776 professores de 53 municípios. Nessa nova etapa, o PGP atua em oito municípios-polo: Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Matriz do Camaragibe, Delmiro Gouveia e Viçosa, com o repasse de conhecimentos nas áreas da Pedagogia, Letras, Matemática e Ciências Biológicas.
Comentários