Menopausa precoce é tema de simpósio

Saúde

Theodomiro Jr. - ASCOM - Santa Casa de Maceió

Segundo a Organização Mundial da Saúde pelo menos uma em cada 100 mulheres abaixo de 40 anos apresenta falência ovariana prematura (FOP), também conhecida como menopausa precoce. Ou seja, até 3% das mulheres do planeta terão sua menopausa antes do tempo previsto, o que pode ocorrer até mesmo entre as jovens, antes dos 20 anos.

Para discutir as últimas novidades sobre o tratamento da FOP estará em Maceió no próximo dia 06 de novembro o ginecologista pernambucano Cláudio Leal. Ele e o ginecologista da Santa Casa de Maceió, Fábio Castanheira, que apresentará o tema ?Indicações de vídeo-histeroscopia?, são os palestrantes do Simpósio Alagoano de Reprodução Humana e Encontro da Sociedade Alagoana de Ginecologia e Obstetrícia.

O duplo evento ocorrerá no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, nesta sexta-feira, a partir das 19h30. O evento é gratuito e aberto à comunidade científica alagoana, porém, a participação é limitada a 80 vagas.

Video-histeroscopia ? Segundo o ginecologista Fábio Castanheira, a vídeo-histeroscopia representa um avanço tecnológico, que permite ao médico realizar um procedimento minimamente invasivo, a nível ambulatorial, utilizando instrumentos óticos de pequeno diâmetro (histeroscópio). ?O exame permite avaliar o colo uterino, o canal endocervical, o muco cervical, a cavidade uterina e o endométrio, assim como as transformações dessa mucosa especializada?, disse o especialista que, junto com o ginecologista Ronaldo Bernardo, já realizou quase 500 procedimentos na Santa Casa de Maceió.

Além da infertilidade e esterilidade, existem outras indicações específicas para a investigação da cavidade uterina, dentre elas sangramento uterino anormal (desvios para menos ou para mais do volume da perda sanguínea ou do intervalo entre os ciclos), dor pélvica, má-formação uterina, retirada de mioma, pólipo e prevenção do câncer de endométrio.

FOP - Quando a menopausa ocorre prematuramente na paciente jovem - devido a problemas généticos, hormonais ou porque os ovários foram retirados cirurgicamente, pois estavam doentes - os sintomas como calores, suores, insônia ou outros distúrbios típicos do desequilíbrio hormonal começam de forma abrupta. ?Nesses casos, a reposição hormonal deve ser iniciada o mais cedo possível?, orienta o ginecologista Fábio Castanheira.


Theodomiro Jr.
Jornalista | Assessoria de Comunicação
Tel.: (82) 2123.6211 / 9993-5540
www.santacasademaceio.com.br

Comentários