Canteiro de obras é aberto na terça-feira para reforma de escolas na rede estadual de ensino

Educação

Jefferson Alcântara Assessoria de comunicação-SEE

Assinatura da ordem de serviço reuniu construtores, deputados, prefeitos, coordenadores de ensino e diretores de escolas das regiões beneficiadas



?Mãos à obra aos construtores que terão a tarefa de tocar essas obras de reforma nas escolas da rede estadual. Não se trata de mais uma obra na história de cada construtora. Trata-se da construção do futuro de Alagoas. Portanto, realizem esse trabalho com zelo, competência e amor?. Assim o governador Teotonio Vilela Filho expressou seu sentimento ao descrever o momento da assinatura da ordem de serviço para as obras de recuperação, adequação, reforma e ampliação dos prédios escolares como um marco inicial da execução do Programa Geração Saber.

As obras em 10 escolas começam na terça-feira (3), com serviços em pisos, esquadrias, cobertas, instalações elétricas e hidráulicas destinados às melhorias em salas de aula. O valor do investimento nas obras é superior a R$ 2 milhões, recursos oriundos do Programa de Desenvolvimento da Educação Básica (Prodeb).

O governador ressaltou a importância do trabalho do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, e da adjunta Cícera Pinheiro, nessa fase de execução operacional do programa. ?São centenas de ações que estão sendo iniciadas que vão se consubstanciar na execução de um programa de Estado que vai mudar a realidade educacional de Alagoas. O empenho e a dedicação dos secretários têm sido fundamental para o sucesso dessa operacionalidade?, afirmou o governador.

Saber é modelo - Teotonio lembrou que, no início do seu governo, acompanhado da então secretária Marcia Valéria, foi buscar apoio do governo federal para enfrentar as dificuldades no setor. ?A sensibilidade do ministro Fernando Haddad à nossa precária situação possibilitou que a Educação se mobilizasse e apresentássemos um projeto construído pelos técnicos da secretaria que hoje é considerado pelo Ministério da Educação como um projeto modelo para ser aplicado em todo o Brasil?, descreveu.

Ainda na solenidade, o governador destacou que o desenvolvimento integrado do Estado, por meio de novas indústrias e o crescimento do turismo, impõe a capacitação do cidadão pelo conhecimento. ?Sobretudo a juventude que está sendo preparada para o mercado de trabalho. Portanto, estamos aqui garantindo a base do conhecimento desses jovens, que inclui conforto nas instalações das unidades de ensino, bem como o seu aparelhamento tecnológico?, enfatizou.

Mais obras - O secretário Rogério Teófilo, ao agradecer o apoio do governador às ações da Educação, anunciou que até dezembro mais 10 escolas estarão licitadas e que mais 50 estão em fase de elaboração, ou seja, reunindo a documentação necessária ao processo junto à Secretaria de Infraestrutrura e Procuradoria Geral do Estado.

?Cerca de 80% das escolas do Estado estão pendentes de documentação que comprovem a dominialidade, ou seja, não possuem escrituras. E isso tem sido o grande entrave nos processos de construção e reforma nas unidades. Mas já determinei a criação de uma comissão que está trabalhando junto às coordenadorias e às escolas para recuperar documentos que serão anexados a um memorial descritivo. O Tribunal de Justiça já está ciente dessa situação e vai nos auxiliar a encontrar uma forma legal para que o Estado possa comprovar a posse desses imóveis, que pode ser feita através de usucapião?, adiantou.

Cronograma - De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação, as escolas beneficiadas agora são dos municípios de Maceió (Alfredo Gaspar de Mendonça e Dom Otávio Aguiar); Colônia Leopoldina (Aristheu de Andrade); Jaramataia (Escola de Jaramataia); Arapiraca (Professor José Quintella Cavalcante e Senador Rui Palmeira); São José da Tapera (Escola Isolada do Caboclo e Lucilo José Ribeiro); Ibateguara (Monsenhor Luiz Carlos de O. Barbosa) e Girau do Ponciano (Deputado Gilvan Barros).

A solenidade, realizada no salão de despachos do Palácio República dos Palmares, foi prestigiada pelos deputados estaduais Alberto Sextafeira (líder do governo na Assembleia Legislativa); Timóteo Correia, Gilvan Barros, Jeferson Morais e Álvaro Guimarães. Os deputados federais Antonio Carlos Chamariz, Carlos Alberto Canuto e Francisco Tenório. Também os prefeitos Máutrício Tenório, de Campo Alegre e Cássio Alexandre, de Colônia de Leopoldina. Também presentes os secretários de Estado Álvaro Machado, do Gabinete Civil; Marco Fireman, da Infraestrutura; Régis Cavalcante, do Trabalho, Emprego e Renda; o secretário adjunto do Esporte, Jorge VI, a assessora especial da Secretaria de Promoção da Paz, Marcia Valéria Lira Santana e o assessor especial do governo na região do Agreste, Francisco Azevedo.

Comentários