A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos realizou na última sexta-feira (21) o VII Encontro dos Profetas das Chuvas. O encontro aconteceu na Av. Dr. Arsênio Moreira em tendas montadas em frente a SMDRRHMA.
Registramos as presenças do prefeito Eduardo Bulhões, ex-prefeita Christiane Bulhões, secretários municipais: Elder Paixão (Agricultura), Marcelo Melo (Infraestrutura), Fabiana Xavier (Saúde), Verônica Araújo (Assistência e Desenvolvimento Social), Jorge Santana (Planejamento).
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Mário do Laboratório, vereadores: Elielson Motorista, Júnior Meirica, Miguel Oliveira, Genildo Bezerra (Papa tudo), Lega, Zé Del, Robson França, Luana de Mário do Laboratório e Devá do Óleo. Registramos ainda a presença da vereadora por Poço das Trincheiras Renilmary Alencar.
Antes das exposições dos Profetas das Chuvas, aconteceu a apresentação dos violeiros e repentistas: Zé de Almeida, Manoel Cruz, Adelson Minervino, Olavo Silva, Anilson Mateus e Diógenes Pereira.
Uma frente de honra foi formada composta pelo prefeito Eduardo Bulhões, ex-prefeita Christiane Bulhões, secretário Elder Rodrigues, representando o poder Legislativo o vereador Elielson Motorista.
O secretário Elder Rodrigues abriu as falas fazendo uma saudação e o agradecimento pela presença dos profetas e todos os convidados, assim como agradecendo ao prefeito Eduardo Bulhões por dar continuidade a esse evento tão importante para os santanenses e agricultores da região.
A ex-prefeita Christiane Bulhões, em seu primeiro pronunciamento em eventos, após deixar a gestão municipal, fez uma saudação especial a todos, lembrou o saudoso prefeito Isnaldo Bulhões que iniciou esse evento e finalizou fazendo uma citação especial aos profetas Sebastião Damasceno e Cicero Cabral extensivo aos demais profetas.
O vereador Elielson Motorista, representando ops seus pares fez uma menção especial ao saudoso prefeito Isnaldo Bulhões que em 2017 criou o Encontro dos Profetas das Chuvas e parabenizou o prefeito Eduardo Bulhões por manter o evento.
Finalizando os pronunciamentos o prefeito Eduardo Bulhões disse da sua alegria em dar continuidades a esse evento, criado pelo seu avô. Disse estar disposto a mantê-lo e destacou que o Encontro dos Profetas das Chuvas não é para os poderes constituídos, mas para o Povo e finalizou sua fala informando de novos projetos para a Agricultura Familiar de Santana do Ipanema.
Finalizadas as falas, a frente de honra foi desfeita e em momento contínuo foram iniciadas as explanações do profetas. Apresentaremos a seguir um breve resumo de cada explanação.
1. Luiz Alves Ribeiro (Luizinho)Segundo o profeta, que usa as estatísticas para as suas previsões, as chuvas no ano de 2025 serão menores que o ano anterior. Aproveitou e disse que observando um umbuzeiro no seu terreno, a safra foi antecipada e pouca o que dá uma ideia de pouca chuvas, segundo o profeta.
2. Antônio Veríssimo (profeta mais velho do encontro – 92 anos). Para seu Antônio teremos mais chuvas que o ano passado. Ele observou as chuvas dos dias 02, 03, 05 e 07 de fevereiro para suas experiências. Também citou as experiências com as estrelas.
3. Geno - O profeta Geno iniciou sua fala, fazendo uma saudação especial ao secretário Jorge Santana e lembrando os momentos preliminares entre ele, Geno, Jorge e DR. Isnaldo Bulhões para a criação do encontro, assim como justificou a ausência do profeta Bibiano que por problemas de saúde não esteve no evento. O profeta Geno fez suas previsões com base barras do Natal e Ano Novo, nas Luas novas e cheias de Janeiro, falou dos galhos das aroeiras emboladinhas de sementes e disse que 2025 será um ano-bom de chuvas que já devem começar no mês de Março. E como sempre, e a pedidos, contou pela sétima vez a história de um jumento, profeta das chuvas.
4. Cicero dos Óculos - Utilizando as experiências de observação do Cruzeiro pendendo para o norte, as Três Marias brilhando muito, Sol e a Lua girando para a estação do Inverno. Para seu Cícero vai ser um bom inverno, com boas chuvas.
5. Sebastião Damasceno - Com um poder de fala bem direcionada o profeta inciou sua explanação dizendo: “Não somos adivinhões, somos observadores dos sinais da natureza e usamos esses sinais para sobrevivermos no semiárido brasileiro”. Tem vários nomes atribuídos a mim e não me incomodo com nenhum mas o que mais gosto é de “Guardião da Biodiversidade” – destacou o profeta. Ele continuou dizendo que observou com cuidado as árvores da nossa caatinga na sua viagem para o Juazeiro do Norte. Quixabeiras, umburanas de cambão, Ipês e disse que elas mostram que teremos uma boa quadra de chuvas. Falou também das chuvas do início de fevereiro dizem de um bom inverno. Por fim falou da sua alegria em ver a juventude do prefeito Eduardo Bulhões e da sua vontade em trazer novos projetos para nossa terra. E para encerrar a sua fala ele conclamou aos agricultores para o plantio de Palma Forrageira e explicou os motivos.
6. Neném - O profeta Neném iniciou sua apresentação mostrando galhos de plantas benéficas para a nossa saúde. Quebra-pedra (Rins), Goiabeira (dor de barriga) Pinhão Bravo (gastrite). Nas suas observações ele mostrou um cacho de coco oricuri e disse que a experiência diz que teremos boas chuvas. Mostrou também uma garrafa peti cheia de água e explicou sua experiência com a garrafa, que apesar de estar guardada havia muito tempo não perdeu nada do seu conteúdo, concluindo que teremos um bom inverno com uma boa quadra chuvosa.
7. Alivan do Caracol - O profeta Alivan do Caracol apresentou suas observações: chuvas desde janeiro, Oricuri seco, antecipação de produção com o amadurecimento rápido, Morcegos em casas novas, chegando agitados, galinhas agitadas, ano de muita manga, serra-pau ou pica-pau chegando cedo, cuvas do norte ao poente, sendo observada da Serra do Jardim/Araçá. Para o profeta Alivan 2025 será um ano de boas chuvas. Agora fez um alerta: agricultores tem que serem espertos – choveu, plantou.
8. Ariselmo de Melo - o último profeta a se apresentar e o mais novo do grupo é educador ambiental e grande defensor do rio Ipanema atuando como presidente da AGRIPA – Associação Guardiões do Rio Ipanema. Ele apresentou as seguintes observações: Nuvens em diversos formatos mostrando imagens dessa nuvens.; Rio Ipanema correndo – sinal de muita chuva em Pernambuco; Flores dos mandacarus bastantes; Sol e calor abafado; lua nas madrugadas cobertas por nevoeiros, simbolizando partículas de água; caatinga verde logo após as primeiras chuvas, sinal que devem reter o líquido precioso, quando chegarem.
Após as explanações aconteceu a entre de troféus aos profetas, antes porém foi feita uma homenagem ao agricultor Domício Salu, líder comunitário que faleceu durante a viagem ao Juazeiro do Norte no ano passado. Domício era um dos que sempre participavam dos Encontros dos Profetas das Chuvas.
Prefeitura de Santana do Ipanema realiza a VII edição do Encontro dos Profetas da Chuvas
AgriculturaPor José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740 23/02/2025 - 16h 10min Ascom Santana do Ipanema

Comentários