Prefeitura de Santana realiza mais um encontro para implantação da Farmácia Viva no município

Geral

Por Redação

Farmácia Viva deverá proporcionará uma redução de gastos com medicamentos na farmácia tradicional e valoriza os saberes populares e as medicações naturais

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema realizou na última segunda-feira (26), mais um encontro visando a implantação do programa Farmácia Viva no município.

A reunião aconteceu no Sítio Serrote dos Bois, na residência de D. Rosa que desenvolve um grande trabalho com plantas medicinais, com as Ervas Santa Ana. Uma grande referência no setor.

Após a reunião os participantes visitaram os caneteiros onde são cultivadas as plantas medicinais e se deliciaram com brigadeiros e bolo de capim santo, ao som do violinista Davi Veríssimo, aluno da Orquestra Filarmônica Dr. Isnaldo Bulhões Barros.

Esses encontro são momentos de escuta preparatórios para um fórum que será realizado em novembro em Santana do Ipanema, para a sequência das ações para implantação do programa.

A Farmácia Viva é um programa que visa a produção de medicações a partir de plantas medicinais, logicamente com estudos e pesquisas. Com a implantação é criada uma sementeira onde será retirado o material para encaminhamento a um laboratório, para o preparo toda a medicação, tipo: xaropes, pomadas, comprimidos, assim como um local para a entrega dessa medicação com todos os cuidados necessários como embalagens, rótulo etc, que inclusive não pode ser comercializada. Deverá ser atendida com a prescrição médica do próprio município. Implantado esse programa o município deverá ter uma redução de gastos com medicamentos na farmácia tradicional e valoriza os saberes populares e as medicações naturais – explicou a secretária municipal de Saúde enfermeira Sibele Arroxelas.

As reuniões estão envolvendo o poder público, por meio das secretarias municipais de Saúde, Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Agricultura, e as universidades.

Nessa reunião participou a prefeita Christiane Bulhões, senadora Renilde Bulhões, o médico José Avelar Alécio, secretárias: Maria Verônica de Araújo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e que também responde pela Secretaria de Políticas para Mulheres), Amanda Graça (Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos), chefe de Gabinete Cleudson Nobre e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

O Programa Farmácia Viva é do Ministério da Saúde, mas a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema já está antecipando etapas para que a implantação seja mai rápida quando disponibilizado.

Comentários