Levei um bom tempo para concluir a leitura de Sermões Escolhidos (Editora Martin Claret, 4ª edição, São Paulo, 2011), de autoria de padre Antônio Vieira (1608-1697), notável orador sacro, prosador e vigoroso pregador da fé cristã.
Padre Antônio Vieira é considerado um dos mestres da Língua Portuguesa e do latim clássico, filósofo, de linguagem erudita, de clareza e rigor sintático-dialético, qualidades com as quais encantou plateias na Europa, no Brasil e por onde andou.
Sobre esse gigante da oratória sacra, Taís Gasparetti, professora graduada em Letras pela Unicamp, que fez a Introdução dessa obra literária, disse: “O seu estilo é vigoroso e lógico, rico em paradoxos e efeitos persuasivos que transcendem o virtuosismo barroco, conduzindo à reflexão sobre fenômenos sociais e existenciais.”
Nos oito capítulos do livro, o leitor encontrará longos sermões, da página 31 à de número 229, construídos em português erudito, clássico, com citações, em latim, de textos de evangelistas e de santos doutores da Igreja, com traduções e imediatos comentários. Referidos sermões foram quase todos pregados por Padre Vieira em Capelas Reais portuguesas, em Lisboa.
Clique Aqui e leia a crônica completa
OS SERMÕES DE PADRE VIEIRA
LiteraturaPor Djalma de Melo Carvalho 31/05/2024 - 08h 10min https://revistacult.uol.com.br/home/padre-antonio-vieira-o-profeta-encarcerado/
Comentários