Por meio da Maratona de Cirurgias, uma iniciativa do Governo de Alagoas em parceria com a Prefeitura de Santana do Ipanema, 1.880 pacientes foram atendidos entre os dias 21 e 22 no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo. Eles foram submetidos a consultas e exames pré-operatórios e já começam a ser operados a partir da próxima segunda-feira (27).
Os pacientes encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos municípios da 9ª região passaram por uma triagem e 734 cirurgias já foram agendadas nas áreas de oftalmologia, ortopedia, urologia, ginecologia e cirurgia geral. Em Santana do Ipanema foram realizados 1.165 eletrocardiogramas, 4.254 exames laboratoriais, 332 ultrassonografias, 20 exames de citologias, 310 Raio X e 12 tomografias.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a Maratona de Cirurgias vai assegurar que os sertanejos tenham acesso a procedimentos cirúrgicos que eram aguardados desde 2020. “Com a Pandemia da Covid-19 foi necessário desmarcar as cirurgias eletivas, uma vez que toda a estrutura hospitalar havia sido destinada ao atendimento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. A partir de agora, estamos retomando as cirurgias e iremos assegurar que elas ocorram na região onde o paciente reside, garantindo assistência humanizada a quem mais precisa”, ressaltou o gestor da saúde estadual.
Na abertura da Maratona a prefeita Christiane Bulhões agradeceu ao governador Paulo Dantas em nome do povo santanense e de toda a região. “O governador escutou o nosso anseio e nos atendeu em um período recorde”, afirmou a prefeita que esteve reunida com Paulo Dantas e a bancada de vereadores de Santana do Ipanema no dia 11 de junho.
“É uma honra muito grande estarmos começando a Maratona de Cirurgias pelo sertão. Quero dizer que hoje é só o início e que iremos manter o programa até o fim da demanda reprimida, até o último paciente que precisar de cirurgia”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes.
O Programa Maratona de Cirurgias foi criado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, em decorrência da pandemia da Covid-19. O programa vai contemplar 2.491 alagoanos até novembro de 2022.
Comentários