Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, sendo uma ocorrência a cada 40 segundos, com maior prevalência no sexo masculino e na faixa etária acima dos 70 anos.
O estudo revelou que o Brasil é o oitavo país em número de suicídios, com 11.821 mortes em 2012 (sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres). O país ficou atrás de Índia (258 mil óbitos), China (120,7 mil), Estados Unidos (43 mil), Rússia (31 mil), Japão (29 mil), Coreia do Sul (17 mil) e Paquistão (13 mil).
Para discutir este polêmico tema junto aos psicólogos alagoanos, o Serviço de Psicologia e a Divisão de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió convidaram a médica psiquiatra Alexandra Sterian. Ela é professora de Psicopatologia e Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. O evento marca também as comemorações pelo Dia do Psicólogo (27 de agosto).
Para a especialista, o tabu em torno deste tipo de morte impede que famílias e governos abordem a questão abertamente e de forma eficaz. Segundo ela, aumentar a conscientização e quebrar o tabu é uma das chaves para que a sociedade progrida na luta contra esse tipo de morte.
Existe um consenso de que a maioria das discussões sobre suicídio não fornece ao profissional da saúde subsídios para instrumentalizá-lo quando clientes tentam se matar. Daí a importância de se estar atento aos fatores de risco presentes no paciente visando prevenir o problema.
A psicoterapeuta Christine Haas deixou um alerta para os profissionais da área em um artigo de 1999: ?Existem dois tipos de terapeutas ? aqueles que perderam um paciente por suicídio e aqueles que perderão?.
O evento
O III Simpósio de Psicologia da Santa Casa de Maceió discutiu o tema ?A Práxi e Seus Desafios Clínicos: Intervenções de Saúde - do Sofrimento Psíquico a Ideações Suicidas?.O evento reuniu profissionais da Santa Casa, psicólogos de outras instituições, acadêmicos de Psicologia e profissionais interessados.
O simpósio prossegue até às 16h30 desta sexta (25) no centro de estudos da instituição, localizado no centro da capital alagoana, na Rua Barão de Maceió.
Comentários