Detran apresenta processo de emissão da CNH para comitiva internacional

Geral

Por: Maria Alliny Torres - Agência Alagoas

Comitiva da República de Guiné pretendem instalar no país procedimentos adotados pelo Detran/AL

Representantes do Ministério dos Transportes Terrestres da República de Guiné estiveram no órgão para vivenciar as etapas de formação dos candidatos

Referência em todo o Brasil, o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), desde a formação dos condutores nas autoescolas até a finalização do processo com a aprovação no exame prático, foi objeto de estudo nesta quarta-feira (23), por parte da delegação da República da Guiné.

Formada por representantes do Ministério dos Transportes Terrestres da Guiné, país localizado na África Ocidental, a delegação esteve presente na sede do Detran/AL para conhecer e vivenciar o processo que o usuário necessita realizar para obter a 1ª CNH, para que, desse modo, os procedimentos sejam instalados também em Guiné.

A autarquia, em sua nova gestão, tornou-se referência pelo processo de formação de condutores, sendo o primeiro Estado do país a possuir o simulador de direção veicular e a realizar o monitoramento das autoescolas por meio do sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção das aulas teóricas e práticas. Após o usuário cumprir o seu período de formação, ele realiza os exames com modernidade e agilidade.



A chefe de Controle de Condutores da autarquia, Lisiane Rocha, externou a alegria de receber autoridades de outros países interessados no modelo da banca examinadora do Detran/AL, que possui atualmente segurança e transparência para o usuário e também para órgão.

?A banca examinadora é algo que nos orgulha muito. Em parceria com a empresa Thomas Greg, conseguimos trazer toda a questão da segurança, que a tecnologia agregou muito a isso, e não tirou o trabalho do examinador. A tecnologia elevou ainda mais a importância do examinador presencialmente. Hoje contamos com a padronização na realização dos exames teórico e prático, e renovação totalmente automatizada?, explicou a servidora.



O diretor nacional de Transportes da República da Guiné, Bakary Camara, ao final da visita, agradeceu a atenção dos servidores do departamento de trânsito em apresentar toda a dependência e o sistema utilizado pelo órgão. Salientou que estava satisfeito com a experiência e se comprometeu em fazer esse conhecimento render consequências positivas para o seu país de origem.

Na ocasião, o representante da banca examinadora, o servidor Fabio Monte, e o diretor de documentos de identificação da empresa Thomas Greg, parceira do Detran/AL, Afonso Siqueira, receberam uma placa de homenagem do departamento em agradecimento ao trabalho realizado em prol da sociedade alagoana.

Comentários