Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início em Alagoas

Saúde

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Público-alvo é formado por crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores

Mais de 300 mil doses estão disponíveis em postos de saúde fixos e volantes espalhados pelos 102 municípios alagoanos

A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi iniciada em Alagoas na segunda-feira (7) e a primeira remessa de imunizantes já está assegurada. Isso porque o Ministério da Saúde já enviou ao Estado 316 mil doses do imunizante, que já está disponível nos 102 municípios alagoanos.

O imunizante disponibilizado este ano protege a população contra as principais cepas H1N1, H3N2 e o B. A exemplo dos anos anteriores, a meta da Campanha de Vacinação contra a Influenza é de 90% do público-alvo. Para se vacinar, basta comparecer ao posto municipal mais próximo do local de residência, portando o Cartão de Vacinação.

Segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI) o público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior.

Também integram o grupo de pessoas a serem vacinadas, os indígenas, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e de salvamento, pessoas em situação de rua e profissionais das Forças Armadas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).

As pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos) integram o grupo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Estado de imunidade

De acordo com a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira, a Campanha de Vacinação contra a Influenza visa criar um estado de imunidade coletiva, impedindo a circulação do vírus.

“As pessoas devem procurar os postos de vacinação, espalhados pelos 102 municípios, e receber sua vacina. Esse gesto garante a segurança clínica de quem é vacinado e de toda a sociedade”, reforça a enfermeira.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, lembra que as vacinas são seguras e essenciais para a saúde de todos.

“O Brasil é renomado internacionalmente por seu sistema de distribuição de vacinas, através do SUS [Sistema Único de Saúde] e a população deve responder ao chamado e se vacinar, pois este é um gesto de cidadania e cuidado com o próximo e com a própria vida”, destacou o gestor da saúde estadual.

Dados

Conforme dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe) do Ministério da Saúde, em 2024 foram registrados 228 casos e 52 mortes por Influenza. Já este ano, foram notificados cinco casos e nenhuma morte.

Comentários