Em coletiva, governador anuncia mudança de seis secretários

Política

por www.gazetaweb.com

Governador anuncia mudanças no secretariado durante coletiva

Posse dos novos titulares deve acontecer semana que vem; secretários se afastam para ter condições de disputar as eleições

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) anunciou, no final da manhã desta segunda-feira (13), durante entrevista coletiva no Palácio República dos Palmares, em Maceió, a mudança de seis integrantes do primeiro escalão do governo. Os secretários serão afastados porque podem disputar as eleições em outubro deste ano, conforme preconiza a legislação eleitoral. Os novos titulares devem tomar posse, segundo Vilela, na próxima semana.

As mudanças atingiram o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, que deixa a função e quem assume é o ex-procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares. A saída dele era cobrada por associações militares, que se diziam insatisfeitas com a forma como a segurança pública estadual vinha sendo conduzida. O alto número de assassinatos acentuou o desgaste do titular da pasta, que é ex-comandante da Polícia Militar.

Durante coletiva, o governador ressaltou que a Secretaria de Defesa Social necessitava de ajustes. Vilela justificou que escolheu o ex-procurador-geral de Justiça para o comando da pasta \"por ser um homem que esteve à frente do MPE por muito tempo e que tem o respeito das instituições\".

Segundo o governador, a Polícia Militar e a Polícia Civil não vão criar obstáculos por não ter a referência de um nome do quadro no comando da Defesa Social. O chefe do Executivo explicou que todos os secretários que deixaram as pastas, possuem potencial para a disputa eleitoral de 2014.

Vilela complementou que os gestores que deixam as pastas estão credenciados a ocupar os cargos que exerciam. \"Vou cobrar pessoalmente de cada um o melhor frente as necessidades do nosso estado. Ficarei, de fato, até o final do meu mandato, ou seja, 31 de dezembro de 2014\", colocou o tucano.

Além de Dário Cesar, nomes ligados ao governador deixam o primeiro escalão do Executivo, como Luís Otavio Gomes, que comandava a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande). No lugar dele, assume a secretária adjunta Poliana Santana.

Outro nome muito ligado ao governador que deixa o cargo é Marco Fireman, secretário de Infraestrutura (Seinfra). Fireman, que é presidente municipal do PSDB, deve tentar disputar a eleição deste ano. No lugar dele, assume o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Marcos Vital.

O secretário da Articulação Política, Rogério Teófilo, que é integrante do PSDB e que já ocupou o cargo de secretário da Educação, também deixa a função. Ele também deve encarar as urnas.

Alberto Sextafeira, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, sai e assume Stella Albuquerque, que ocupava cargo de superintendente. O secretário da Pesca e Aquicultura, Régis Cavalcante, também deixa o primeiro escalão do governo. No lugar dele, assume Antônio Carlos Cavalcante de Barros.

O governador apenas detalhou os motivos que o levaram a trocar o comando da Defesa Social. As demais substituições somente foram anunciadas.

Comentários