O jogador português Cristiano Ronaldo é o vencedor do Troféu Bola de Ouro 2013. Após amargar a vice-colocação nas três edições anteriores, ficando atrás do argentino Lionel Messi, o meia-atacante do Real Madrid finalmente leva o troféu.
Mesmo com 45 gols feitos em 47 jogos e sendo o artilheiro do campeonato espanhol, o atacante argentino foi aparentemente prejudicado por lesões que o deixaram de fora da reta final da Liga dos Campeões.
Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor do mundo ao receber 1.365 pontos em votação promovida entre técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa, além de membros da imprensa especializada. Lionel Messi ficou em segundo lugar com 1.205 pontos, enquanto o francês Franck Ribéry foi o terceiro com 1.127.
Prorrogação Polêmica
Sentindo-se prejudicado pelo aumento do prazo concedido pela Fifa, o jogador francês Ribéry classificou a atitude da entidade como ?uma vergonha?. Isto porque, durante o período de prorrogação, Cristiano Ronaldo teve uma boa participação nos jogos da repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo. Com três gols marcados em duelo decisivo contra a Suécia e que classificou Portugal para o Mundial do Brasil-2014.
Cristiano Ronaldo foi o artilheiro da Liga dos Campeões 2012-13 (12 gols), e o segundo goleador do Campeonato Espanhol. Em 2013, foram 69 gols em 59 partidas.
A votação
Desde 2011, o prêmio de melhor jogador do mundo concedido pela Fifa foi unificado com a tradicional honraria Bola de Ouro, concedido pela revista francesa France Football, dando origem ao prêmio Fifa Bola de Ouro. Um comitê da Fifa e um grupo de jornalistas da France Football formularam e divulgaram, em outubro, uma lista preliminar com 23 candidatos e candidatas ao prêmio de craque da temporada. Na relação masculina, chegaram a figurar os brasileiros Neymar e Thiago Silva.
Na fase seguinte, participaram 209 jornalistas, 209 capitães de seleções e 209 técnicos de times nacionais, que votaram em seus favoritos tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Os três finalistas, que somaram o maior número de votos, foram anunciados em dezembro passado.
Feminino
Uma goleira alemã impediu Marta de voltar a ser eleita a melhor jogadora do mundo. Destaque da seleção de seu país na Eurocopa feminina, Nadine Angerer superou a brasileira e conquistou pela primeira vez o prêmio da Fifa em cerimônia nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça.
\"As companheiras me ajudaram, quero agradecer a meu time. Tenho uma família incrível que sempre me apoiou, me acompanhou pelo mundo inteiro, as minhas amigas que não consigo ver muito, mas a amizade é sempre importante e estou feliz por ter ótimos amigos\", disse a vencedora.
Angerer venceu ao receber 612 pontos em votação promovida pela Fifa junto a capitãs e técnicos de todas as seleções, além de membros da imprensa especializada. A norte-americana Abby Wambach ficou em segundo com 539, enquanto Marta foi a terceira colocada com 493.
Recordista com 10 indicações, Marta chega ao terceiro ano consecutivo sem levar o troféu para casa. Até então, a brasileira detinha a hegemonia do prêmio com cinco conquistas, entre 2006 e 2010. A derrota de Marta ainda confirma o momento de baixa do futebol brasileiro no prêmio da Fifa. O país não tem indicados ao troféu masculino desde 2007, quando Kaká levou o troféu.
Comentários