O grupo de pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (CEPCOM), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está com inscrições abertas até 8 de abril para o II Curso de Extensão CEPCOM/GT EPICC Clacso “Patriarcado, Valor e Comunicação”. A atividade gratuita é realizada a partir da Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal em parceria com o Grupo de Trabalho de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e o Laboratório CUBO – Economia Política da Comunicação e Crise do Capitalismo (Universidade Estadual de Londrina – UEL).
A temática escolhida para este segundo curso considera que as desigualdades sociais enfrentadas pelas mulheres são apresentadas em diversas pesquisas das Ciências Humanas e Sociais. Segundo Rafaela Martins, uma das organizadoras do curso e pesquisadora vinculada ao Cubo: “Tem-se por objetivo desvelar a maneira como as desigualdades de gênero se constituem como fundamento do capitalismo patriarcal e como a comunicação, ao mesmo tempo, media e é mediada por esses processos”.
Desde a visão da Economia Política da Comunicação em sua vertente desenvolvida no Brasil, compreende-se que a Forma-Comunicação é importante para alimentar estereótipos sociais e, mesmo com a maior presença da mulher no mercado de trabalho, reproduzir ideologicamente como devem ser representadas e o modelo para uma sociedade que segue baseada na exploração do trabalho.
“Em uma sociedade onde a comunicação aparece, em um primeiro momento, como instantânea, excessiva, difusa e desordenada, principalmente dentro das mídias online, compreender de maneira fundamentada os processos que viabilizam a violência e desigualdade de gênero é o primeiro passo para que possamos intervir de maneira ativa na leitura crítica e no combate a eles”, afirma Rafaela Martins.
O curso de extensão “Patriarcado, Valor e Comunicação” receberá pesquisadoras que atuam no Brasil, na Argentina e em Portugal que, em seis aulas, nas noites das terças-feiras de 8 de abril a 13 de maio, tratarão de questões ligadas a gênero, raça, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Inteligência Artificial, Direitos Humanos e trabalho de jogadoras de futebol. A transmissão ao vivo será pelo canal do “Jogando Dados podcast” no YouTube, com disponibilização posterior do áudio editado da aula no podcast “Jogando Dados”.
O curso ocorre como módulo do segundo bimestre da disciplina eletiva Economia Política da Comunicação, da graduação em Economia da Ufal/Santana. Segundo Anderson Santos, professor organizador do curso: “Além da importante temática, a atividade extensionista reforça a atuação organizada no âmbito latino-americano a partir da parceria com um grupo de trabalho do CLACSO, além de trazer o apoio do Laboratório Cubo, relevante grupo de pesquisa da UEL, o que possibilita que estudantes da Ufal em Santana do Ipanema tenham uma formação internacionalizada desde a graduação”.
De perspectiva interdisciplinar, a organização espera contar como público com estudantes e pesquisadoras/es de Comunicação, Economia, História, Serviço Social, Sociologia e Cultura, dentre outras áreas que estudam as questões de gênero e patriarcado no capitalismo.
Programação
– 08 de abril (19h30) - "Patriarcado, Valor e Comunicação - Apresentação" - Doutoranda Rafaela Martins de Souza (Cubo-UEL/Ulepicc-Brasil/Univ. de Coimbra-Portugal);
– 15 de abril (19h30) - "A questão racial no Brasil: comunicação, representação e capitalismo" – Mestranda Tamiris Anunciação (Cubo-UEL);
– 22 de abril (19h30) - "Comunicación y valor en tiempos de IA" - Profª. Drª. Daniela Monje (Universidad de Córdoba-Argentina/Coord. do GT EPICC Clacso e do GT EPC da ALAIC);
– 29 de abril (19h30) - "A Comunicação Antirracista e antimachista, a Liberdade de Expressão e a Defesa dos Direitos Humanos" - Profª. Drª. Ana Maria da Conceição Veloso (UFPE);
– 06 de maio (19h30) - "Gênero e TIC: uma crítica ao ‘trabalho digital’" - Mestranda Gabriela Fernandes Silva (Cubo-UEL/CEPCOM-Ufal);
– 13 de maio (19h30) - "Por uma História Social do futebol de mulheres no Brasil: da regulamentação à profissionalização (1983-2023)" – Prof.ª Drª. Fernanda Ribeiro Haag (Stadium/UFSM – IFPR).
Como participar?
Para participar formalmente e ter direito ao certificado, será necessário se inscrever gratuitamente pelo SIGAA/UFAL (final da página - http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/11384Veja tutorial em: https://instagram.com/reel/Cj_J7O5JbvL/?igshid=ODk2MDJkZDc2Zg==.
O curso terá duas formas de inscrição. Para todo ele, com frequência mínima de 50% de participação nas aulas, remota ou posterior, vai até 8 de abril.
Caso não queira ou não possa participar de todas as atividades, uma semana antes de cada uma delas será aberta a inscrição específica (sendo necessário se inscrever em todo o curso e, em seguida, na aula), valendo certificado apenas para ela.
O Sigaa pede informações como nome completo, CPF, endereço e e-mail. A organização do curso se compromete a não utilizar quaisquer dados pessoais para além dos interesses exclusivos para divulgação de informações.
Serviço
O quê? II Curso de Extensão CEPCOM/GT EPICC CLACSO: Patriarcado, Valor e ComunicaçãoQuando: 08 de abril a 13 de maio de 2025
Carga horária (total): 40 horas
Onde: Canal Jogando Dados no Youtube (https://www.youtube.com/@jogandodados)
Também no podcast Jogando Dados (https://podcasters.spotify.com/pod/show/jogando-dados) .
Inscrições: até 08 de abril no SIGAA/UFAL (http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/11384).
Contato para dúvidas: anderson.gomes@santana.ufal.br
Comentários