Governo faz avaliação do Projeto Viva Vida ? trabalho em alta, mortalidade infantil em queda

Saúde

por Redação

Govbernador Teotônio Vilela Filho no seu pronunciamento

O Governo do estado de Alagoas fez nesta segunda-feira (31) uma avaliação do Projeto Viva Vida que foi implantado pela Secretaria de Estado da Saúde em maio de 2009, visando diminuir os índices de mortalidade infantil, com ações voltada para o Programa de Saúde da Família.

Secretário Herbnert Motta apresentando o paine de resultados do Projeto Viva Vida

Após as apresentações culturais e formada a frente de honra o Secretário de Estado da Saúde Herbert Motta fez a apresentações dos números do Programa e os resultados alcançados. No painel o secretário disse o volume de recursos aplicados em 2009: R$ 45.715.349,28 distribuídos nos programas PROVIDA, PROMATER, PROHOSP, PROSAÚDE e Emergencial HDP-AMB24HS.
Na apresentação Herbert Motta disse que o Governo do Estado está atendendo a pedidos dos município quanto as 5.300 bicicletas que serão distribuídas para o uso dos Agentes de Saúde.

Vacinadora Fátima Bezerra recebendo sua homenagem

Após a fala do secretário Herbert Mota o governador Teotônio Vilela Filho fez uma homenagem especial a agente de saúde e vacinadora de Palmeira dos Índios Fátima Bezerra pelos méritos de atender a comunidade daquele município usando todas as metodologias possível. A vacinadora recebeu um prêmio do Ministro da Saúde por ir aos mais longínquos lugares de Palmeira a pé, a cavalo sem se importar com as dificuldades.

Sequenciando a solenidade aconteceu a certificação dos municípios que foram destaque na execução do Projeto Viva Vida. O prefeito de Boca da Mara José Tenório e o secretário de Saúde daquele município Antonio Laurentino receberam a certificação de município com melhor desempenho no programa PROSAÚDE.

Na sequencia o Governador Teotônio Vilela certificou os municípios de Atalaia, Belém, Cajueiro, Coité do Noia e Delmiro Gouveia pelo mérito de melhor desempenho nos indicadores inerentes a mortalidade infantil.

A prefeita Socorro Cardoso recebeu certificado em, nome dos demais municípios que atingiram o os índices satisfatórios.

Após as certificações aconteceu as assinaturas das novas adesões de municípios aos programas PROMATER e PROHOSP, como também do termo de cessão e uso das 5.300 bicicletas que serão entregues aos municípios.

Em momento contínuo usaram da palavra o Presidente do COSEMS Pedro Madeiro em nome de todos os secretários municipais de Saúde. O prefeito de Capela João de Paula, representando a AMA e os demais prefeitos presentes a solenidade. O deputado Benedito de Lira falou representando a Bancada federal e fez um discurso bem humorado, enaltecendo as ações dos Agentes de Saúde. Tirou boas gargalhadas quando disse que além de estarem com transporte os agentes de saúde vão estar em boa forma com as bicicletas que estão sendo recebidas. E concluiu dizendo: ?deus vai das forças a vocês para andarem nessas bicicletas?.

Encerrando os pronunciamentos o Governador Teotônio Vilela destacou por diversas vezes o trabalho dos agentes de saúde, que na maioria das vezes fazem mais do são pagos. Disse que o estado de Alagoas está em pleno desenvolvimento e destacou a importância por exemplo do Canal do Sertão, a construção de 18.000 novas moradias; a vinda do estaleiro para alagoas; a construção do distrito industrial e os novos investimentos da BRASKEN. Isso tudo e outras ações são muito importante, mas não é o que é de mais importante. O que é importante mesmo é a redução da mortalidade infantil e isso nós estamos conseguindo graças aos trabalho de vocês ? destacou o governador.
Em determinado momento o governador, em um tom suave e com sinais de emoção disse que é triste ver o número de mortes de crianças em alagoas, relatou que quando esteve com a mãe da jogadora Marta em Dois Riachos ele disse que dois dos seus filhos morreram, ainda pequenos e o governador por mais de uma vez afirmou: ?Poderíamos ter perdido a maior jogadora de futebol do mundo?. E concluiu seu pronunciamento dizendo aos agentes de saúde que eles estão colocando uma dimensão maior do humano e do espírito, com solidariedade e amor no trabalho desenvolvido. ?Em nome de todos os alagoanos, que ora represento quero parabenizar a todos os envolvidos no Projeto Viva Vida e temos muito coisa ainda para fazer ? concluiu Teotônio Vilela Filho.

Comentários