Municípios do vale do São Francisco alagoano realizam Semana Integrada de Meio Ambiente

Geral

Bruno Santos ASCOM - CODEVASF/AL

Crianças e adolescentes são agentes de multiplicação das informações ambientais no vale do São Francisco alagoano

Em meio às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 05 de junho, a 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e diversos parceiros, entre prefeituras e órgãos ambientais, promovem a I Semana Integrada de Meio Ambiente no vale do São Francisco alagoano. O evento tem uma vasta programação, iniciada no dia 20 de maio e que se estenderá até 09 de junho, e pretende sensibilizar gestores públicos, técnicos governamentais e a população em geral dos municípios atendidos por ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para mudanças sustentáveis nas prática ambientais para o ?Velho Chico? e seus afluentes após a conclusão das obras.

Uma série de palestras, oficinas, entre outras atividades, integram a Semana Integrada de Meio Ambiente do vale do São Francisco alagoano, que teve início no último dia 20 de maio com a realização de uma reunião do Fórum de Educação Ambiental de Santana do Ipanema. Além disso, estão programadas exibições de filmes com foco na educação ambiental e um Quiz ambiental com estudantes. Um dos destaque é a realização do I Simpósio sobre Práticas Ambientais e Preservação do Meio Ambiente, que será realizado no dia 09 de junho, a partir das 8h, no clube ABC de Batalha, município do sertão alagoano.

REVITALIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Segundo Solange Marcelino, economista doméstica da Codevasf e coordenadora de ações socioambientais do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco em Alagoas, a Semana Integrada pretende unificar as práticas das política ambientais nos municípios que integram o Vale do São Francisco em Alagoas, especialmente aqueles já atendidos por ações do programa. ?Em Alagoas, a Codevasf atua em 49 municípios que integram o vale. No entanto, a maioria destas cidades não possuem uma política ambiental específica, que esteja voltada para a preservação dos afluentes do rio São Francisco, que estão sendo recuperados pelas obras da companhia dentro do programa de revitalização?, explicou.

Codevasf investe na educação ambiental para promover a sustentabilidade dos sistemas de esgotamento sanitário em implantação

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, as atividades que estão sendo executadas nos municípios do vale do São Francisco alagoano em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente pretendem conscientizar a população sobre a necessidade de perpetuar as ações executadas pela companhia no âmbito do Programa de revitalização. ?A partir da conclusão das obras, cada cidadão será responsável pela sustentabilidade de um sistema de esgotamento sanitário, por exemplo, que pôs fim ao lançamento direto de esgoto doméstico no rio de sua cidade. Cada um e todos nós juntos somos responsáveis pelo futuro que plantamos agora. E essa responsabilidade e sustentabilidade somente pode ser efetiva se construída com educação ambiental?, resumiu.

São parceiros da Codevasf nesta iniciativa a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e as prefeituras municipais de Santana do Ipanema, Carneiros, Jaramataia, Batalha e Igreja Nova.

As ações sucedem a I Semana Integrada da Água realizada no mês de março deste ano durante as comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março) pela Codevasf e por diversos parceiros nos municípios atendidos por obras do Programa de Revitalização do rio São Francisco. Em Alagoas, o Programa da Codevasf está investindo até o final deste ano cerca de R$ 110 milhões somente em obras de esgotamento sanitário nos municípios que possuem afluentes do rio São Francisco. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

No município de Santana do Ipanema, que possui um dos mais importantes afluentes do ?Velho Chico? em Alagoas, o rio Ipanema, as obras de esgotamento sanitário estão recuperando o afluente com a implantação do sistema que irá coletar e tratar o esgoto doméstico, acabando com o despejo de águas não tratadas no rio. Somente nesta obra, o Governo Federal, por meio da Codevasf, está investindo aproximadamente R$ 21 milhões. O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Alagoas inclui ainda ações nas áreas de contenção de processos erosivos, gestão de resíduos sólidos e implantação de sistemas de abastecimento de água tratada dentro do Programa Água para Todos.

PROGRAMAÇÃO SEMANA INTEGRADA DE MEIO AMBIENTE

Arte-educação é utilizada nas ações de educação ambiental durante as obras do Programa de Revitalização do Rio São Francisco

A programação da Semana Integrada de Meio Ambiente do vale do São Francisco alagoano teve início no dia 20 de maio com a reunião do Fórum de Educação Ambiental de Santana do Ipanema. Também já foram realizadas atividades no dia 21 de maio no município de Jaramataia e no dia 24 de maio na capital alagoana .

Nesta terça-feira, 1º de junho, no município de Igreja Nova, a programação do evento prosseguiu com palestra sobre educação ambiental e práticas cotidianas com a engenheira ambiental Sílvia Helena Barbosa, que também integra a equipe do Programa de Revitalização da Codevasf. No mesmo dia e local, também foi realizada uma oficina sobre a Revitalização da Bacia do rio São Francisco com exibição de curtas metragens de animação com temática sobre meio ambiente e ecologia.

Até o dia 09 de junho, serão realizadas diversas atividades dentro do evento, com destaque para o I Seminário Ambiental de Alagoas a ser realizado pelo IBAMA/AL no dia 02 de junho na capital alagoana. No mesmo dia (02/06) também será realizada uma caminhada ecológica em Igreja Nova com a participação de estudantes, professores, ambientalistas e comunidade em geral a partir das 8h30 com concentração em frente à Escola Municipal Frei Arnaldo. No dia 09 de junho será a vez do município de Jaramataia realizar uma caminhada em favor do meio ambiente.

Entre os dias 07 e 11 de junho, a Semana Integrada do Meio Ambiente do vale do São Francisco alagoano realizará uma série de atividades no município de Santana do Ipanema, a exemplo da mostra de projetos ambientais desenvolvidos nas escolas da cidade, a ser realizada no Tênis Clube do município, visita às nascentes de afluentes do rio Ipanema na reserva Furna da Onça, oficinas de reciclagem e Quiz Ambiental com alunos, professores e membros do Fórum de Educação Ambiental.

A programação será finalizada no dia 09 de junho com a realização do I Simpósio de Práticas Ambientais e Preservação do Meio Ambiente no clube ABC no município de Batalha com a realização de palestras que discutirão os benefícios para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável dos municípios atendidos por sistemas de esgotamento sanitário, com o chefe da Unidade de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas Pedro Melo, o plano estadual de regionalização da gestão dos resíduos sólidos com Elaina Melo da SEMARH e preservação dos recursos hídricos com Fernando Veras do IMA/AL.

Comentários