O ASA fez a sua estreia na Série B e ficou no empate por 1 a 1, contra a Ponte Preta-SP, na noite desta sexta-feira (7), no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela rodada de abertura da competição. A partida foi muito equilibrada na primeira etapa, com o goleiro da Ponte Preta, Eduardo Martini realizando grandes defesas e sendo o grande nome no primeiro período.
No segundo tempo, o ASA diminuiu o ritmo e a Ponte Preta conseguiu sair na frente com Marcelinho aproveitando um vacilo da defesa. De tanto insistir, o Alvinegro aproveitou-se da retranca e o anti-jogo do adversário para chegar ao empate com Ciel, cobrando falta aos 34 minutos da etapa final.
Com o resultado, o ASA terminou momentaneamente na terceira colocação na classificação. Já a Ponte Preta vem logo na sequência com o mesmo número de pontos ocupando a quarta posição. Na próxima rodada, o Alvinegro enfrenta o Bragantino, no sábado (15), às 16 horas, no Estádio Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista. No mesmo horário, a Ponte Preta terá o Paraná pela frente no Estádio Moíses Lucarelli, em Campinas.
ASA embalado na estreia
Querendo iniciar a competição com o pé direito, o ASA optou pela forte marcação no início do jogo. Com apoio total de sua torcida, o Alvinegro procurou explorar os lançamentos longos no ataque, enquanto a Ponte Preta procurava manter o domínio territorial com lances de velocidade no meio campo.
O primeiro lance de perigo do ASA, aconteceu aos 7 minutos, quando o lateral Cléber cobrou falta com violência obrigando ao goleiro Eduardo Martini fazer uma defesa difícil no canto direito. O lance mexeu com a torcida que empurrou o time para o ataque.
Equilíbrio no primeiro tempo e Eduardo Martini salva
A Macaca respondeu a altura na sequência, com o lateral Alex Santos investindo pelo lado direito. O lateral ex-CRB, fez um cruzamento venenos, mas o atacante Reis subiu desequilibrado e a bola acabou saindo. Aos 13 minutos, o ASA quase abriu o placar depois que o meia Didira fez uma bela jogada e encontrou Júnior Viçosa na grande área, o atacante foi até a linha de fundo e cruzou, mas a defesa da Ponte Preta fez o corte preciso afastando o perigo.
O ASA teve outro lance perigoso, aos 15 minutos, quando Pirão levantou o pé displicentemente e atingiu o atacante Júnior Viçosa, o árbitro marcou uma falta próximo a grande área da Ponte Preta. Na cobrança ensaiada, Ciel bateu com violência no canto direito de Eduardo Martini que se esticou todo e fez uma defesa maravilhosa.
A pressão era do Alvinegro. O atacante Ciel se movimentava bastante e infernizava a vida dos defensores da Ponte Preta. O estreante fez boas jogadas e arriscou dois chutes perigosos que assustaram o goleiro Eduardo Martini. A Ponte Preta demonstrava que o empate estava dentro dos planos e demorava muito para chegar ao gol de Paulo César.
O time paulista teve uma ótima chance de abrir o placar aos 27 minutos, quando Junai foi derrubado na entrada da grande área. Na cobrança da falta, o zagueiro Diego tentou acertar o ângulo direito de Paulo César, mas a bola bateu na barreira e passou longe, sem perigo para o Alvinegro.
Ponte Preta resolve sair para o jogo
A Ponte Preta resolveu sair para tentar abrir o placar, a defesa do ASA demorou para se definir e o atacante Reis entrou na grande área, mas chutou muito forte, por baixo da bola e colocou e isolou. O adversário melhorou e consequentemente alguns jogadores do Alvinegro caíram de produção, o exemplo foi o atacante Júnior Viçosa que ficou isolado no final da primeira etapa, sendo facilmente marcado pela defesa da Macaca.
No último lance do primeiro tempo, o ASA teve uma ótima oportunidade de terminar em vantagem, depois de uma boa troca de passes pelo meio, o jogador Ciel recebeu com condições de chutar, mas ficou indeciso e quando tentou arriscar o zagueiro Diego chegou forte e dividiu o lance, na sobra a defesa fez o corte e afastou o perigo.
Macaca agressiva no segundo tempo
A segunda etapa começou com muito nervosismo. Os dois times erravam muitos passes, deixando a partida com uma baixa qualidade. Em uma saída errada do volante Lê, a Ponte Preta quase chegou ao gol, o lateral Vicente recebeu livre, mas chutou fraco e Paulo César fez a defesa. No lance seguinte, Paulo César salvou o time, quando Alex Santos arriscou o chute. A bola tinha endereço certo, mas o arqueiro do ASA colocou para escanteio.
O time paulista começou a apresentar um futebol mais objetivo e envolveu o time do ASA. A proposta da Ponte Preta na segunda etapa surpreendeu o Alvinegro que foi obrigado a se defender e tentar esperar a conclusão dos lances para tentar alguma coisa no ataque com os erros do adversário. Aos 13 minutos, o goleiro Paulo César fez outra defesa difícil depois do chute de Marcelinho.
De tanto insistir, a Ponte Preta chegou ao primeiro gol. Depois de uma cobrança de falta, a defesa do ASA falhou, mas o atacante Marcelinho foi esperto e tocou para o fundo da rede, sem chances para o atordoado Paulo César: 1x0.
O gol foi uma ducha fria nas pretensões do ASA na partida. Em desvantagem no placar, o Alvinegro partiu na base do desespero para tentar o empate. Aos 19 minutos, o goleiro Eduardo Martini operou um verdadeiro milagre, quando Didira entrou na área e chutou. O experiente goleiro fez uma defesa no puro reflexo e a defesa completou afastando o perigo.
ASA chega ao empate com Ciel
À medida que o tempo passava, o torcedor do ASA ficava mais desesperado. O time teve várias oportunidades, mas pecava no momento de finalizar. Os jogadores da Ponte Preta tentavam parar as jogadas com faltas inconseqüentes, próximas a grande área.
O ASA desistiu e chegou ao gol através de uma cobrança de falta aos 34 minutos. Caçado em campo, o jogador que atuou pela primeira vez com a camisa do Alvinegro, aproveitou que a defesa da Ponte Preta reclamava com a arbitragem e cobrou a falta com um chute rasteiro, sem chances para Eduardo Martini, foi o empate do ASA: 1x1.
Depois do gol, a Ponte Preta não se intimidou e tentou sair para o jogo. A torcida do ASA pressionava e os jogadores da Macaca não conseguiam ter concentração para acertar os passes. Aos 37 minutos, o volante Gerson foi expulso por parar com uma falta, o atacante Fábio Lopes que puxava o contra-ataque do ASA. Com um jogador a menos, a Ponte Preta teve que se contentar com o empate e passou a administrar a partida.
Os jogadores do ASA não se deram por satisfeitos e tentaram a qualquer custo marcar o segundo gol, mas a equipe de Arapiraca voltou a desperdiçar grandes oportunidades e o resultado acabou sendo mantido e a torcida teve que se contentar com o empate no primeiro duelo do Alvinegro na Série B.
FICHA TÉCNICA
ASA-AL 1x1 PONTE PRETA-SP
Campeonato Brasileiro da Série B (1ª Rodada)
Estádio: Coaracy da Mata Fonseca, Arapiraca (AL)
Data/hora: 07/05/2010 ? 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Diego Pombo Lopez - BA
Auxiliares: José Raimundo Dias da Hora e José Carlos Oliveira dos Santos
Gols: Marcelinho (Ponte Preta) 16?e Ciel (ASA) 34? ? 2º Tempo
Cartões Amarelos: Tinga (Ponte Preta) 24?; Cléber (ASA) 25? ? 1 Tempo; Léo Oliveira (Ponte Preta) 14?; Maisena (ASA) 18?; Gerson (Ponte Preta) 23?; Pirão (Ponte Preta) 30?; Vicente (Ponte Preta) 46? ? 2º Tempo
Cartão Vermelho: Gerson (Ponte Preta) 35? ? 2º Tempo
Equipes:
ASA ? Paulo César; Cal, Plínio e Edson; Maisena, Lê, Audálio (Fábio Lopes 25?/2ºT), Didira, Ciel e Cléber; Júnior Viçosa
Técnico: José Luiz Mauro (Vica)
Ponte Preta ? Eduardo Martini; Alex Santos, Diego, Léo Oliveira e Vicente; Gerson, Pirão, Tinga e Junai (Wendell 26?/2ºT); Reis (Naldo 40?/2ºT) e Marcelinho
Técnico: Jorginho
ASA empata com a Ponte Preta na estreia da Série B
EsportesWyderlan Araújo / Futebolalagoano.com 08/05/2010 - 00h 40min Aílton Cruz/Futebolalagoano.com
Comentários