Próximo encontro do projeto será nesta segunda-feira (29)
Em 2004, Maria José da Silva recebeu o diagnóstico de câncer na mama. Passados quatro anos - e um eficaz tratamento, que incluiu radioterapia, quimioterapia e acompanhamentos psicológico, nutricional e ocupacional -, Maria José expressa com serenidade e com um sorriso no rosto um pouco da sua experiência. Maria José da Silva é o codinome da entrevistada, utilizada nesta reportagem para preservar sua identidade.
Residindo hoje em outro estado, Maria José participou do projeto Mulheres Vencedoras, cujo objetivo é difundir informações sobre a prevenção e o tratamento de doenças que afetam a mama.
"O projeto tem o objetivo de levar esclarecimento a todas pessoas que, tendo ou não histórico ou sintomas de doenças mamárias, queiram se informar e trocar experiências", disse a psicóloga Rosa Carla Lobo, idealizadora do projeto, hoje coordenado pelas psicólogas Anamarina de Oliveira e Kelly Costa.
No grupo, as psicólogas abrem espaço para as questões psíquicas e emocionais que envolvem as participantes a partir do diagnóstico, durante o tratamento e chegando à reabilitação. ?Consideramos a subjetividade e a individualidade de cada participante?, diz a psicóloga Rosa Carla.
A paciente Maria José da Silva falou sobre o que é compartilhar com outras mulheres a experiência de receber o diagnóstico, tratar-se e ter uma vida normal.
"Existem muitos mitos em torno da doença que não correspondem à realidade. Nunca deixei de ir à praia ou de dançar por causa dela. É claro que existem alguns cuidados necessários, mas hoje faço o que quero", relata Maria José, destacando que: "o pior mesmo são as dores psicológicas. Delas me livrei graças ao acompanhamento da doutora Rosa Carla".
A próxima reunião do projeto ocorrerá nesta segunda (29), a partir das 8h30, no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. Os encontros ocorrem na última segunda-feira de cada mês. O projeto conta com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da equipe multidisciplinar do Serviço de Oncologia. A participação no projeto é gratuita.
Batizado inicialmente como Projeto Mama, o ?Mulheres Vencedoras? nasceu como uma resposta aos alarmantes números que cercam o câncer de mama no Brasil e em Alagoas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2010 são previstos 253.030 casos de neoplasia entre mulheres. À exceção do câncer de pele não-melanoma (60 mil casos novos), a mama lidera a lista, com 49 mil diagnósticos, seguida do colo do útero (18 mil), cólon e reto (15 mil) e pulmão (10 mil).
Theodomiro Jr.
Jornalista | Assessoria de Comunicação
Tel.: (82) 2123.6211 / 9993-5540
www.santacasademaceio.com.br
Mulheres compartilham experiências sobre o câncer de mama em projeto
SaúdeTheodomiro Jr. - ASCOM - Santa Casa de Maceió 29/03/2010 - 09h 44min Divulgação

Comentários