Novo espaço para a arte em Alagoas

Cultura

Colaboração Maestro Max Carvalho

Cesmac inaugura galeria com exposição coletiva que traz um panorama histórico das artes visuais no Estado



Divulgação

Galeria abre as portas para os artistas alagoanos
O Estado acaba de ganhar mais um espaço para a arte com a inauguração da Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes. Localizado na Rua Cônego Machado, no bairro do Farol, o centro apresenta na estreia a exposição coletiva Alagoas: Raízes imaginárias, que traz um panorama da cultura visual desde o começo do século XX.

A ideia de criar uma galeria de arte no Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) sempre existiu, como conta Edilma Bomfim, consultora do Núcleo de Projetos de Extensão (NPE), responsável pelo espaço. Ela acrescenta que a iniciativa ganhou impulso quando a professora Caroline Gusmão, que assina a curadoria da mostra, juntamente com o professor Francisco Oiticica, sugeriu que fosse criada uma Semana da Arte do Cesmac. Como não havia espaço adequado para essa atividade, o Cesmac resolveu investir de vez na galeria.

A exposição, que passou por critério de pesquisa, conta com o acervo particular dos próprios curadores, de artistas, instituições e órgãos como a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que cedeu duas telas, uma do pintor Rosalvo Ribeiro e outra de Eduardo Xavier, integrantes da coleção do Museu Palácio Floriano Peixoto.

A galeria está dividida em cinco planos. As peças distribuídas vão desde a cultura popular até o experimentalismo de tendência pós-moderna. Entre os artistas envolvidos estão Delson Uchôa, Maria Amélia Vieira e Dalton Costa, que representam a arte abstrata; Beto Leão, Rosivaldo Reis e Beatriz Gusmão, pesquisadores de novas formas e materiais, e Renata Voss, Suel, Celso Brandão e Paulo Santo, que se dedicam a linguagens como a fotografia, o audiovisual e a instalação.

Para Renata Voss, a nova galeria tem condições adequadas para abrigar uma exposição artística. A artista visual possui duas obras fotográficas expostas, uma em 3D e a outra em marrom van dyck, um processo alternativo de revelação.

A mostra Alagoas: Raízes Imaginárias fica aberta ao público até o dia 17 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é franca.

Comentários