Reuniram-se em Brasília na última segunda-feira(05) várias lideranças políticas e representantes de organizações não governamentais, estados e municípios no simpósio sobre as políticas de acesso à água e segurança alimentar e nutricional - um diálogo entre as experiências na China e no Brasil. O evento foi realizado no Auditório do subsolo do bloco A da Esplanada dos Ministérios Brasília - DF
A abertura aconteceu as 09:00h da manhã com o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional ? CRISPIM MOREIRA.
Na primeira parte do evento o palestrante foi o Dr. Zhu Qiang, fazendo uma brilhante apresentação sobre as experiências do Programa 1+2+1 ? Captação de águas pluviais para uso humano e produção agropecuária em Gansu ? China. Logo após a apresentação foi aberto um debate muito importante onde podemos tirar dúvidas sobre todas as fases do programa na china, participação da sociedade, de municípios e de estados.
As 14:00h ? Painel sobre Políticas Governamentais de Acesso à Água e Segurança Alimentar: uma reflexão sobre os impactos sociais e a sustentabilidade, que teve como moderador o coordenador Nacional do Programa Acesso a Água o Senhor Igor Arsky.
No entanto os palestrantes foram o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional o Senhor Crispim Moreira, O secretário da Secretaria da Agricultura Familiar o Senhor Adoniram Sanches Peraci e o Presidente Nacional da CODEVASF o Senhor Orlando Cesar da Costa Castro.
As 16:00h - Painel sobre Experiências na Implementação de Projetos de Acesso à Água no Semiárido Brasileiro, as experiências bem sucedidas desenvolvidas pela Sociedade Civil/ASA Brasil, Governos de Estado/BA e a experiência desenvolvida nos municípios do semiarido de Alagoas ? Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Maravilha, Girau do Ponciano, Pariconha, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Senador Rui Palmeira e Carneiros. Tivemos como expositores o Senhor Neidson Quintela ? ASA/Brasil, Ana Torquato ? Superintendente de Desenvolvimento Social/BA e o Sr. EDILSON RAMOS DE LIMA ? Gestor de Programa Convênios Municipais/Al.
O público explorou muito a apresentação na modalidade municípios, pois é uma iniciativa que está próximo da sociedade e vem dando certo em Alagoas, apesar do convênio na modalidade estado ainda não ter tido uma dimensão maior, com isso já foram construídas só com os municípios em alagoas 3.946 cisternas de placas, capacitados 341 agricultores pedreiros, formadas 132 comissões locais para acompanhamento do programa, bem como a capacitação de multiplicadores em Gerenciamento de Recursos Hídricos e Técnicos de Campo, com estes resultados tão positivos outros cinco (05) municípios estão prestes a iniciar em novembro 2.301 cisternas que são Canapi, por intermédio de emenda parlamentar do Deputado Joaquim Beltrão ? PMDB/AL, Estrela de Alagoas, Monteirópolis, Batalha, Traipú e Jaramataia.
Está comprovado que a metodologia adotada é importante e que é possível desenvolver técnicas de convivência com o Semi-Árido capaz de transformar a vida das pessoas, ressalta Edilson Ramo ? Gestor do Programa em Alagoas, da mesma forma esta iniciativa inovadora é parte da integração das ações de desenvolvimento territorial no âmbito do território da cidadania médio sertão alagoano.
Gestor do Programa Cisternas em Alagoas participa de simpósio em Brasília
GeralEdilson Ramos - Gestor Programa Cisternas 08/10/2009 - 11h 00min Assessoria

Edilson Ramos na sua apesentação
Comentários