COMO COMEÇAR BEM O ANO NOVO?

Crônicas

Pe. Adauto Alves Vieira

Para encetarmos bem o Ano Novo, se somos verdadeiramente cristãos, evitemos as superstições às quais se apegam os sem fé, os deprovidos de Deus, tais como engolir sete sementes de romã, pular sete ondas, para os que vão à praia, vestir-se de branco, consultar adivinho ou quem mexe com práticas ligadas ao tarô, entre outras.

Todas estas coisas só nos fazem pecar gravemente contra o primeiro madamento da Lei de Deus, porque impedem que acreditemos no poder de um Deus que é Pai providente, de um Deus que é proteção, escudo, rocha e fortaleza; na ação de um Deus que é o nosso Tudo em tudo.

O melhor modo de estrearmos o Ano é colocando-nos na presença do Senhor, propondo-nos a caminhar mais em Sua santa prença ao longo dos próximos 365 dias; é procurarmos buscá-Lo pela oração e colocarmo-nos sob Sua asas e nelas nos sentirmos protegidos quais pintinhos que se escondem debaixo da proteção e aconchego das asas da galinha; é termos a certeza de que somente assim vamos estar verdadeiramente seguros. Só assim poderemos afirmar como São Paulo: "Tudo posso naquele que me fortalece!"(Fl 4,13).

Tracemos nosso caminhar com o olhar fito em Jesus, cientes de que nossa proteção e auxílio vêm tão somente dele.

Um outro modo de iniciarmos o Ano Novo é, ao invés de estarmos trajando-nos vestidos brancos como augúrios de paz, sermos promotores dessa mesma paz que almejamos, assim como sabermos que essa paz é Jesus e que só a teremos quando, de verdade, tivermos nossos corações abertos para Ele, bem como estivermos prontos para vinvenciá-la em relação aos nossos semelhantes, os quais Deus no-los deu como irmãos.

Infelizmente, o primeiro dia de janeiro transformou-se numa festa social. "O que está na boca e no coração do povo na passagem do ano são os votos de muita luz e paz. Mas pouco se pensa sobre quem é a luz e quem é a paz. Luz é símbolo de felicidade".

Queira Deus que compreendamos isto e assim busquemos, ao longo deste novo ano, tocados pela Palavra do Senhor, que é luz em nossos caminhos e lâmpada para nossos pés, aproximarmos mais d'Ele escutando-O: "Vinde a mim... Aprendei de mim".

Deus abençoe a todos! Que Ele faça brilhar Sua face sobre nós e nos dê qual presente para estes novos dias Aquele que pode, de verdade, nos trazer a Paz, Cristo Jesus!

Feliz Ano Novo para todos!

Comentários