UMA CONFRATERNIZAÇÃO DIFERENTE

Crônicas

Por José Avelar Alécio

Este ano nós da UBS FLORESTA resolvemos fazer uma confraternização diferente! Que tivesse algo mais além do almoço,  bebidas, sobremesas e conversa amena.


Para isto ser possível buscamos a parceria da diretoria de Turismo e de Cultura do munícipio. Uma vez que iniciaríamos nossa confraternização com um tour visitando os pontos históricos e culturais da cidade


Iniciamos conhecendo o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, ouvindo todo o relato histórico e nos deliciando com a belíssima vista a partir do Mirante do referido Santuário.

Tomamos conhecimento da existência de uma espécie de cofre que guarda objetos típicos da época da sua construção e que será reaberto daqui a 100 anos.

Em seguida fomos conhecer um pouco a Santana dos anos sessenta quando não tínhamos água do Rio São Francisco. Visitando o monumento ao Jumento e seu tangedor, o Candinho.

Mais surpresas viriam para todos nós, a igrejinha de Senhora Assunção que na verdade a imagem original é de Nossa Senhora da Conceição. O historiador Marcelo Fausto nos levou ao tempo do império e nos contou sobre o envolvimento de D. Pedro II na doação de 100 imagens da referida Santa às paróquias que foram criadas no Brasil enquanto D. Pedro II estava no comando do Império e Santana do Ipanema foi um dessas cidades.

Iniciou ali interessante relato sobre o Cangaço, pois é conhecido o fato de que na calçadinha da referida capela foram expostas as cabeças dos 11 cangaceiros mortos pela volante do Coronel Lucena em Angicos. Soubemos que de Santana do Ipanema partiu a ordem para que fosse morto Lampião e seu grupo.

Em seguida nosso tour foi visitar a Casa da Cultura de Santana do Ipanema. Onde está situada a Biblioteca Breno Accioly e a Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.

Naturalmente que na Casa da Cultura pudemos conhecer o rico acervo, os diversos painéis produzidos com fotos históricas que imortalizam parte da História do nosso município.
Alí nos despedimos do professor e acadêmico Marcelo Fausto e continuamos o tour acompanhados pelo diretor de Turismo Fred.

A próxima parada não poderia deixar de ser o Museu Histórico Darras Noya. Ali a coordenadora da bem cuidada instituição nos levou a passear por cada sala do referido museu nos conduzindo aos vários ambientes e épocas vividas; imortalizando uma pouco da rica História do município.

Encerramos o Tour na cidade tirando a foto histórica na praça onde foi edificado o Totem “Amo Santana do Ipanema”.

Escolhemos para finalizar nossa Confraternização , o Restaurante Laguna que fica às margens da Represa dr. Isnaldo Bulhões. Um dos pontos turísticos do nosso município.

Podemos dizer que a Confraternização da UBS Floresta em dezembro de 2024 alimentou o corpo, o Espírito e fez um resgate histórico para a nossa Equipe de Trabalho.

Que venham outras!

Comentários