FOI ARRETADO!

Contos

Por Clerisvaldo B. Chagas

Serrote do Gonçalinho, visto do Hipermercado Nobre. (Foto B. Chagas).

Não vacilei no convite no dia da Padroeira do Brasil e fui bater na Região rural do “Alto d’Ema”. Nunca mais tinha saído da cidade e, sempre e para sempre o campo me faz um bem danado! Parte da família e alguns amigos na chácara do casal Zé Ailton e Toinha (cunhado e irmã) me proporcionaram grande felicidade no dia da Santa. Fui com o Ivan (Caju) onde já aguardavam os conhecidíssimos Cecéu, Zé de Pedro e mais. Bebendo somente água e cafezinho fui ficando na conversa de muita comida e bebida, entre piadas e mais piadas que faziam parte de jornadas santanenses. Voltei encantado com a chácara, à margem da rodovia de asfalto recente rumo aos Carneiro e Senador Rui Palmeira – Sonho antigo só realizado no Século XXI.

A beleza da Chácara me chamou atenção, a piscina, o pequeno açude... Porém, como sempre, a atenção dobrada na vegetação, no relevo, no tempo. Tivemos um excelente e prolongado inverno com chuvas moderadíssimas, alternada com o Sol. Isso foi muito bom para a lavoura e para o rebanho, entretanto, para barragens e barreiros foi ruim. O acumulado d’água não dá para atravessar o período seco até o próximo inverno. Assim volta o pensamento sertanejo em direção às trovoadas, uma esperança e uma incerteza no que vem aí entre novembro e janeiro. Mas meu amigo, para esse velho geógrafo o Sertão é belo molhado, o Sertão é belo ressequido, O Sertão é belo de todo jeito como a mulher bonita que continua bonita independente das suas vestes. Gostou?

E como não poderia deixar de ser, encontramos o “Hipermercado Nobre” pelo nosso caminho – ambiente este, digno de figurar nas melhores capitais do País – não resistimos a uma foto dali em direção ao antigo “serrote do Gonçalinho” ou atualmente “serrote do Cristo” ou das “Micro-ondas” onde recentemente formou-se o Bairro Santo Antônio em suas faldas a barlavento. Está aí ao fundo da foto com sua vegetação crestada com raras nuances verdes, representando o restante do Sertão de Nosso Senhor Jesus, o Cristo.

Quão prazeroso é viajar pelo Sertão!

Comentários