Revitalização da Praça São Cristóvão

Crônicas

Por Avelar Alécio

Praça São Cristóvão revitalizada, que em breve será inaugurada.

Toda mudança, todo investimento no bairro da Camuxinga me interessa; motiva-me a retornar no tempo e me faz feliz!

Com a praça São Cristóvão não poderia ser diferente. Esse logradouro público foi edificado no final dos anos 70 e até agora não sofrera nenhuma reforma.
As últimas duas administrações, coincidentemente ligadas ao grupo Bulhões, têm realizado revitalizações nos diversos logradouros públicos da nossa cidade. Transformando paisagens!

Vejamos algumas informações sobre São Cristóvão, padroeiro do bairro e homenageado dando o nome à referida praça.

Protetor dos viajantes
[...] “A figura mais frequente de São Cristóvão é representada por um gigante barbudo, que carrega o Menino Jesus nos ombros, ajudando-o a atravessar um rio; o Menino segura o mundo nas pontas dos dedos, como se brincasse com uma bola. Esta imagem remonta a uma das lendas hagiográficas mais famosas sobre a vida do Santo, martirizado em 25 de julho em Anatólia, na Lícia. Segundo esta tradição, seu verdadeiro nome era Reprobus, um gigante que queria prestar serviço ao rei mais poderoso do mundo.

Ao chegar à Corte de um rei, que achava ser invencível, pôs-se ao seu serviço. Mas, certo dia, percebeu que o rei, ao escutar o canto de um trovador que falava do diabo, fez o Sinal da Cruz. Então, perguntou-lhe porquê. E o rei lhe respondeu que tinha medo do diabo e que todas as vezes que o ouvia falar em seu nome, fazia o Sinal da Cruz para buscar proteção.

O gigante então partiu em busca do diabo, que ele julgava ser mais poderoso que seu rei. Não demorou muito e o encontrou; assim, pôs-se a servi-lo e a segui-lo. Porém, um dia, passando por uma rua onde havia uma cruz, o diabo desviou seu caminho. Então, Reprobus perguntou-lhe porquê havia agido desta maneira. E o diabo foi obrigado a admitir que Cristo tinha morrido na Cruz; por isso, diante da Cruz, tinha que fugir de medo.

Por fim, Reprobus deixou o diabo de lado e pôs-se à busca de Cristo. Certo dia, encontrou um eremita que lhe sugeriu construir uma cabana às margens de um rio, cujas águas eram perigosas, e colocar-se à disposição das pessoas a atravessá-lo, uma vez que tinha uma estatura gigantesca.

Um belo dia, o bom gigante ouviu uma voz de criança, que lhe pedia ajuda: era um menino que queria atravessar o rio. Então, o gigante o colocou sobre os ombros e o carregou para o outro lado daquele rio perigoso. Enquanto fazia a travessia, o peso daquela criança aumentava cada vez mais, tanto que, com muito custo, conseguiu chegar à outra margem. Lá, o menino revelou sua identidade: era Jesus e o peso, que havia carregado, era o do mundo inteiro, salvado pelo sangue de Cristo.

Esta lenda, além de inspirar a iconografia ocidental, fez com São Cristóvão fosse invocado como Padroeiro dos barqueiros, peregrinos, viajantes e motoristas.

Segundo a Lenda Dourada, o martírio de Cristóvão aconteceu em Anatólia, na Lícia. O Santo resistiu às torturas com hastes de ferro e metal incandescentes. Até as flechas que lhe atiraram, ficaram suspensas no ar; uma delas, voltou e transpassou o olho do soberano, que lhe havia ordenado o suplício. Assim, o rei mandou decapitar Cristóvão. Mas, antes de morrer, disse-lhe: “Banhe os olhos com o meu sangue e ficará curado”. O rei recuperou a visão e se converteu. Desde então, São Cristóvão foi invocado contra as doenças da vista”. (Vatican News. Acesso em 04/10/2024 às 16:53 horas.)


Lembro meus tempos de infância, quando alí não existia nem a igreja e por conseguinte nem a praça. Tão somente existia o prédio que seria o Hospital e Maternidade Dr Arênio Moreira da Silva, funcionando como uma unidade de apoio à assistência do antigo SESP que desenvolvia as ações preventivas em saúde pública.

Ví nascer a capela que seria depois paróquia de São Cristóvão, padroeiro do bairro da Camuxinga, anos depois surgiu a referida praça. Nossa família, unida a outros paroquianos, ajudaram a construir a capela, promovendo eventos, sorteios, diversas campanhas. Enchia-me os olhos ver tanta movimentação em prol da futura paróquia do nosso bairro!

Praça São Cristóvão revitalizada, que em breve será inaugurada.

Decorrido mais de três décadas a praça ganha uma cara nova! Totalmente reformada, um visual bem caprichado com os recursos da arquitetura moderna. Ganha a comunidade mais um excelente espaço para o lazer. Está de parabéns a gestora dra Christiane Bulhões e equipe pelo empenho e o bem cuidar de mais uma praça da nossa cidade!

Visualizando o novo equipamento urbano da calçada da Secretaria Municipal de Saúde pude sentir o quanto o espaço foi transformado e para o melhor!
Como sempre ainda me considero morador do bairro da camuxinga externo aqui meus sinceros agradecimentos à atual gestão pelo lindo presente oferecido à nossa comunidade.

Afinal de contas a praça é do povo!

Comentários