O QUE É AMAR?

Crônicas

Por Padre Adauto Alves Vieira

Amar é a forma mais sublime de um ser humano querer bem ao outro, de desejar o bem do seu semelhante, de querer ver a pessoa do seu próximo se sucedendo e se realizando na vida. É estar eivado pela virtude da compaixão e pela compreensão diante das quedas ou erros do irmão.

Quem ama jamais colocará pedras no caminho dos irmãos para provocar sua queda e, assim, tirar proveito do prejuízo alheio. "Quem ama não se alegra com a injustiça", diz São Paulo.

Amar é ter um coração magnânimo e nobreza de alma, sobretudo na hora de perdoar os impropérios que os outros lhe tem causado. É saber, mesmo diante das sequelas que tais injúrias provocam, não se deixar vencer pelo mal, mas vencer o mal com o bem.

Amar possui o dinamismo de criar, fomentar e alimentar verdadeiras amizades. É querer estar perto de pessoas de bem, dialogar com elas, assim como compartilhar com quem amamos nossas dores e angústias, nossas tristezas e alegrias.

Amar é, enfim, apostar com o coração cheio de fé e otimismo em um mundo mais humano e fraterno, bem como investir neste dinamismo para ver o bem desabrochar e fazer este mundo surgir das cinzas qual uma fênix.

Mas, saibamos bem que a verdadeira arte de amar só se aprende amando.

"O amor será, enfim, a última palavra da história do mundo", quando virmos, de verdade, a iniquidade ser superada e a justiça se estabelecer para todo o sempre.

Assim, poderemos entoar como no Salmo 84: "A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão".

Comentários