RIO DE JANEIRO, BRASIL

Crônicas

Por Pe. Adauto Alves Vieira

Uma das tantas fotos que tirei estando em visita à cidade maravilhosa.

Rio, palavra que vem do latim, Flumen, fluminis, que deve sua fundação a Estácio de Sá, principiador da cidade de São Sebastião, do Rio de Janeiro, em 01 de março de 1565, e primeiro governador da capitania da referida cidade, na era do Brasil colônia.

Conhecer o Rio de Janeiro não é somente uma questão de fazer turismo, senão também de mergulhar na história desta cidade e do Brasil, como um todo, já que aqui, ambas as histórias se convergem. Desta cidade, podemos relatar a expressão do autor sagrado sobre Jerusalém: "estão em ti as nossas fontes" (Sl 86,7).

Ademais, a Urbs fluminensis foi sede do governo imperial, nas duas fases do Brasil Império, e a primeira capital da República Federativa do Brasil, até o início da década de 1960, quando a capital federal foi transferida para Brasília, no Distrito Federal, no Planalto Central, no governo do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Todo o enredo histórico dado a partir desta vetusta cidade de seus quase quinhentos anos faz dela a "cidade maravilhosa", tão decantada por suas belezas naturais e acidentes geográficos, dados ali, como que por um capricho do autor da natureza e rabiscados pela mão do Criador, fazendo, outrossim, cheia de encantos mil, que enche de deslumbre os olhos do Brasil, e de fascínio, os olhares dos estrangeiros, que movidos por sua beleza, aqui desejam aportar, como um dos lugares mais escolhidos para se visitar do mundo.

Ademais, no Rio de Janeiro se fala todas as línguas, pois tornou-se a casa comum de todos os povos, o lugar onde se encontram todas as raças, uma cidade cosmopolita, por assim dizer; por isto mesmo, berço da cultura brasileira.

Portanto, o Brasil é nosso, vale a pena que o exploremos; vale a pena que conheçamos suas cidades, suas belezas naturais, mais que tudo, nossa história, esparramada por todos os seus rincões, nos seus 8.514.876 Km² de extensão territorial.

Comentários