Sete palavras e um destino: função poética nas escolas em Santana do Ipanema

Crônicas

M. Ricardo-Almeida

O poeta anônimo a convite da escola
No convívio da escola, o sertão reinventa-se. Se os textos literários são caminhos humanizatórios, o papel do aluno que lê e escreve vai mais longe. Aprende-se que o poder da fabulação é o poder cultural entre os seres humanos, considerando que os afetos da fábula estão presentes nas relações humanas.
O bom na escola resiste ao emitir juízo de valor sobre a literatura. O mau hábito é não desenvolver no aluno a capacidade de apreender, tendo como meios básicos, como se encontra na legislação, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. O feio ocorre ao não zelar pela aprendizagem do aluno.
Função poética da linguagem nas escolas qualifica o processo pedagógico. A escola ao motivar a leitura de texto literário, motiva-o por reconhecer que afeta, humanizando as relações humanas, a boa convivência escolar.
Importante a leitura de textos literários nas escolas em Santana do Ipanema; figurando-as por exemplos ao zelo às atividades de leituras de literatura, extensivos exemplos a quaisquer escolas em qualquer lugar, quanto à importância de leituras de literatura na escola. Nos Anos Finais (do 6º ao 9º), no Ensino Fundamental, há sete palavras e um destino nas escolas em Santana do Ipanema à leitura de literatura:
1) Literariedade que se traduz no termo da crítica formalista literaturnost, ao analisar a estrutura textual, cujo significado é o de criar estranhamento ao texto literário;
2) Conotação presente nas figuras que permitem elasticidade estética ao texto na literatura;
3) Caráter atemporal que coincide ao estilo fabulatório narrativo cuja evidência afeta as pessoas humanizando as relações humanas;
4) Ficcionalidade encontrada nas transfigurações presentes nas tramas textuais de ficção apartadas de vida real e por ela aceitas;
5) Verossimilhança (ambiguidade do que é verídico) esta é rótula indispensável ao texto ficcional, porque não há de se falar em literatura sem o sentido de verossímil na ficção;
6) Subjetividade é outro caráter do texto ficcionalizado na literatura;
7) Intertextualidade é o papel que cede à tinta para que diferentes textos ficcionais se comuniquem entre si em sintonia literária.
Em Santana do Ipanema, a exemplo de outros lugares, a motivação à leitura de literatura cabe aos tipos curriculares encontrados na escola. Para além da teoria do currículo, o tipo de currículo adotado é responsável por impulsionar o aluno à leitura de literatura.
O tipo formal de currículo está em consonância com uma base comum curricular; o tipo informal de currículo está em concordância com algum clube de leitura na escola ou a hora do poema. O tipo nulo coincide com advertências encaminhadas aos pais/responsável pelo aluno, referentes ao seu comportamento inadequado em aula. Se o tipo real de currículo está em conformidade com os planos diários do professor visando atividades de aprendizagem e não de ensino; o tipo oculto de currículo está de acordo, no início do ano letivo, de o professor realizar prognóstico alegando que 50% dos alunos na disciplina reprovam, e enfatiza assim o aluno fraco e o forte.
Tipos curriculares são fatores de influência ao aluno que não lê e ao aluno que lê. Estão implícitos nessa motivação à leitura de literatura os fenômenos escolares, além dos biológicos e mesmo dos emocionais. É como se diz, o papel do aluno que lê vai mais longe.
A escola que motiva o aluno a ler é a escola que recria a pedagogia poética sertaneja; e nela assegura a história literária do município santanense com imagens de seus artistas e seus textos literários. Assim, cada uma das escolas em Santana do Ipanema sabendo, avizinha-se à aula tributo à poética e inaugura talvez idêntica sala em sua escola; e as escolas em Santana renovam os seus paradigmas com sete palavras e um destino: função poética nas escolas em Santana do Ipanema.

M. Ricardo-Almeida

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