PARTE V - GRANDE TRONO...

José Vaneir Soares Vieira

11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles

1. O Trono do Julgamento é grande
Na escrita grega a palavra usada é meg'-as, da qual temos a nossa "mega". Fala de algo enorme, grande, alto, volumoso, autoridade, poder, majestoso, grandeza. E essa grandeza se percebe quando em outro texto a Bíblia fala do Trono de Deus. O profeta Isaías falando de Deus diz que "O céu é o meu trono e a terra o estrado dos meus pés" (Isaías 66.1).
Ao pensar nos reis e tiranos do mundo, nunca houve alguém que possuísse todo um continente sob o seu poder. Grandes tiranos e déspotas fizeram pessoas tremerem sob o seu domínio, mas eles nunca mantiveram o poder sob os seus pés por muito tempo. Morreram ou foram depostos em certo momento.

No entanto, Aquele que é Rei e cujo céu é o Seu Trono e a terra o estrado dos seus pés, chamará você a estar diante Dele no Dia do Julgamento Final, se você nesta vida não for perdoado e justificado em Cristo Jesus. Isso deveria fazer você tremer, pois você não vai estar diante de um déspota ou tirano de carne e osso. Não! Você estará diante do Criador e Juiz do Universo.

2. João vê apenas Deus no Trono do Julgamento
Há outra coisa ainda fantástica na análise deste texto, quando João em sua visão vê o Trono. Havia naquele momento em que o Apóstolo fixa seu olhar no Julgamento, um oceano de pessoas postas em pé diante de Deus. Bilhões de seres humanos a serem julgados. Pense em todas as pessoas que já nasceram e morreram durante esses seis mil anos de História. No entanto, João não vê em princípio nenhuma delas, porque Aquele que estava assentado no Trono é tão grande que faz o mais desaparecer. Deus é tão magnífico que as bilhões de almas diante do Trono não chamam a atenção do Apóstolo.

Não é surpreendente como as pessoas colocam tanto valor sobre os outros? Como o homem honra em demasia o próprio homem em desprezo a Deus e quão importante são as pessoas umas para com as outras quando Deus não é importante? O respeito humano entre as pessoas é pecado quando nisto Deus é desprezado. As pessoas não se importam em ofender a Deus com seus pecados, conquanto que não se ofenda o próprio homem.

No entanto, chegará o dia em que tudo o mais desaparecerá; todas as coisas humanas: orgulho, vaidade, grandeza, arrogância, superioridade, prepotência, senso de importância e tantos outros pecados que habitam no coração das pessoas, nada será quando as pessoas estiverem diante do Grande Deus. Tudo desaparecerá. Você percebe quão efêmeras e passageiras são essas coisinhas aqui? O orgulho que incha o coração desaparecerá para sempre porque você não é nada diante Dele. Somente Ele é e será naquele Dia.

3. O Trono é grande por causa de Deus
Outra razão da grandeza desse Trono é por causa Daquele que estar assentado nele. As Escrituras dizem que Deus é o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim, o Justo, o Deus Eterno, Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Todo Poderoso, o Santo, o Deus invisível, o Deus dos deuses, o Legislador, o Dono dos Céus e da Terra, o Juiz de toda a Terra. Deus deve ser temido por todos nós. Ele deve ser respeitado e reverenciado pelos homens. Mas não é isso que acontece. Veja o que Nabucodonosor diz depois de sofrer por causa do seu orgulho e se achar grande, tendo passado 7 anos comendo erva com os animais no campo: "Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? (Daniel 4:34-35).

As pessoas olham somente para a terra, pensam apenas nos valores daqui. Quando Nabucodonosor olhou para o céu, seu entendimento tornou a ele. É isso o que as pessoas precisam fazer: olhar para Deus, para Aquele que está assentado no Trono, a fim de que a razão volte a si, para que elas enxerguem as coisas verdadeiras, aquelas que permanecem. Você precisa enxergar o eterno, não as futilidades deste mundo. Se apegar aquilo que é real, não às fantasias dos filmes, novelas e romances. Não! Isso que estamos falando é real. Isso vai acontecer e pode apanhar sua vida, se você não for achado em Cristo quando você morrer. Você precisa olhar para o céu, para a eternidade que se aproxima a cada dia de sua efêmera vida humana. Ela estar próxima, às portas.

Continua...

Comentários