EU ERA...

José Vaneir Soares Vieira

“Eu era fariseu… “Eu era tão fanático, que persegui a Igreja” (Fp 3.5-6).¹

O testemunho de conversão de Paulo é fantástico, pois ele nesse texto lembra o que era, mas que agora não é mais: era fariseu, um religioso fanático, observador da Lei, mas não do amor, da misericórdia, do perdão e de outras virtudes da vida cristã.

Paulo, antes da sua conversão, viajava de cidade em cidade para desconverter e matar os cristãos. Ele mesmo conta ao rei Agripa: “Durante muito tempo eu os castiguei em todas as sinagogas e os forcei a negar a sua fé. Tinha tanto ódio deles, que até fui às outras cidades para persegui-los” (Atos 26.11). Mas ele mudou. Ele diz: “Eu era fariseu...”

Não é fácil mudar de vida. Não é fácil deixar de lado estilos de vida herdados, ensinados, aprendidos, experimentados, adotados, vivenciados e arraigados por muitos anos. Também não é fácil livrar-se de certas dependências, como a dependência do álcool, da maconha, da cocaína, da pornografia.

Não é nada fácil mudar de comportamento, do ódio para o amor, do egoísmo para o altruísmo, da soberba para a humanidade, do pão-durismo para a mão aberta. Não é nada fácil mudar de posição religiosa, do ceticismo para a fé, das indiferenças para o fervor, da ignorância para as convicções, da irreverência para o temor do Senhor. Não é fácil entrar pela porta estreita e andar no caminho apertado. Não é fácil viver em temor e obediência Deus. Não é fácil deixar de amar o mundo sedutor e amar somente a Deus. Não é fácil deixar de fazer a vontade de pecar e tomar a cruz de Cristo e segui-Lo.

Todavia, além do exemplo de Paulo, a história bíblica e a história moderna estão cheias de mudanças reais e definitivas.

No último instante de vida, um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus deixou de escarnecer do Senhor (Mateus 27.44) e passou para o lado dele (Lucas 23.39-43). Paulo afirma que muitos cristãos de Corinto, na Grécia, eram ex-adúlteros, ex-alcoólatras, ex-assaltantes, ex-fofoqueiros, ex-homossexuais ativos e passivos, ex- trapaceiros (1 Coríntios 6.9-11) Todos foram poderosamente alcançados pela graça especial de Deus, lavados, justificados e santificados em Cristo Jesus.

Ainda há esperança para homens e mulheres de qualquer lugar, de qualquer idade e de qualquer situação. O mesmo apóstolo Paulo diz em 2 Coríntios 5.7: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Muitos ainda podem vir a declarar como Paulo: “Eu era...!”.
¹. Adaptado - Ultimato

Comentários