A Importância da Educação Ambiental para o Futuro da Humanidade

Rogivaldo Chagas

Somos os únicos seres pensantes da biosfera e, graças a essa nossa capacidade, criamos condições para visitarmos e conhecermos outros planetas, para observarmos com maiores detalhes o macro e os microcosmos, para livrarmos da extinção espécies vegetais e animais, para salvarmos vidas... E o que é bastante interessante: somos dotados da capacidade de avaliar e reavaliar nossas próprias atitudes.

Apesar de tudo isso, somos os únicos seres vivos da biosfera que promovem, com suas atividades, uma degradação violenta dos chamados recursos naturais, pondo em risco a vida da nossa e das outras espécies.
Queimadas, aquecimento global, chuva ácida, desmatamentos, epidemias..., tudo isso, é na verdade, fruto da poluição das mentes dos seres pensantes, esses seres que se acham donos da natureza e pensam que os recursos naturais são infinitos. Não somos capazes de enxergar que somos parte integrante de um grande sistema e que devemos nos harmonizar com as outras partes.

É possível mudar essa realidade e, para ter o “Nosso Futuro Comum”, é imprescindível a mudança de comportamento do homem face aos problemas ambientais, à vida em todas as suas formas.

Um ser humano é capaz de provocar mudanças em outros seres humanos, através da transmissão de conhecimentos, da mudança de atitudes, da ação concreta...

Através de um processo contínuo e permanente, concreto e eficaz de reflexão-ação-reflexão do ser pensante em relação aos problemas ambientais, acreditamos ser possível um futuro melhor para todos os seres da biosfera.
O futuro da humanidade depende da sensibilização e da ação em relação a problemas que nós mesmos criamos.
O lado triste disso tudo, é ver outras espécies sofrendo por causa de problemas que nós humanos, criamos no passado e continuamos criando no presente.

O processo dinâmico de reflexão-ação-reflexão em relação aos problemas ambientais chama-se Educação Ambiental. Pode ser praticado nas escolas, nas associações de bairros, nas fazendas, enfim, em qualquer lugar onde haja seres humanos. O índio, o negro, o branco, a criança, o adolescente, o adulto, o letrado e o iletrado, sem distinção alguma, fazem parte do público alvo deste processo de ensino-aprendizagem. A linguagem oral e/ou a escrita, o rádio, a televisão, enfim, os instrumentos são vários e são várias as formas que cada um deles pode ser empregado.
A Educação Ambiental, com suas múltiplas facetas, é uma poderosa ferramenta, importantíssima para eliminarmos, atenuarmos ou evitarmos problemas ambientais, ou melhor dizendo, problemas sócio-ambientais.

Comentários