Vendo e lendo os “storys” de pessoas amigas em uma das redes sociais das quais faço parte, chamou minha atenção a um deles que portava uma estampa com a frase: "A mente é como nossa casa. Só entra, quem é convidado. Seja seletivo."
De fato, assim como o mundo é nossa casa, pois vivemos nele; assim como a casa de tijolos e argamassa, na qual passamos a maior parte do tempo, também é a nossa casa, nossa mente também é e, afirmo categoricamente, é a mais importante de todas as casas.
Por que é a mais importante?
Ora, todas as outras “casas” que habitamos nesse mundo, podem, à nossa revelia, ser invadidas a qualquer momento. Não depende tanto de nossa vontade.
Já nossa mente ela é uma “casa” exclusiva nossa. Só nós, temos acesso a lugares nela, que ninguém mais tem.
A porta de entrada, nós a controlamos. Só entra por ela, quem deixamos. Certamente que vários fatores podem enfraquecer ou robustecer essa entrada. Um dos fatores que a deixa mais vulnerável é o medo. Por isso, temos que superar todos e quaisquer medos.
Fugir da realidade circundante, esquivar-se das responsabilidades, recusar a vida social não ajudará em nada. Como diz um velho ditado: “uma guerra se vence no campo de batalha”.
Porém, necessário se faz, ser prudente.
Devemos, sim, nutrir uma amizade com todas as pessoas. Mas, sabemos, por intuição e pela experiência de vida, que a confiança direcionada a elas vai depender muito de suas atitudes, sua forma de ser e comportar-se. Assim como temos nosso jeito de ser e nosso comportamento, também.
Pensemos nossa mente como uma casa de vários cômodos, mas com uma porta única de entrada. A partir da amizade/confiança em cada pessoa, poderemos selecionar quem entra e qual “cômodo” possa “visitar” seja por tempo determinado, ou não...
De forma análoga às pessoas, temos que saber lidar com os acontecimentos. Jamais poderemos deixar que eles possam ocupar espaços em nossa mente, de tal forma que a prejudique.
Em relação aos pensamentos, não é tão diferente. Há uma frase que diz: “somos o que pensamos”. Literalmente sabemos que não é bem assim, pois se pensarmos ser uma árvore, não a seremos. Mas, dentro do contexto do existir, é certo que se pensarmos positivo, atrairemos coisas positivas; se pensarmos negativo, atrairemos coisas negativas.
Assim, como disse a frase coletada por mim nas redes sociais, "A mente é como nossa casa. Só entra, quem é convidado. Seja seletivo", pois a vida segue...
[Pe. José Neto de França]
Comentários