Quando uma pessoa adoece, procura um hospital ou posto de saúde publico e a partir desse momento conhece a realidade cruel do sistema de saúde publico do Brasil. Conheço uma criança que sofreu um acidente no olho e por falta de uma cirurgia que não teve data para ser marcada a criança teve complicações no olho que comprometeu a visão. Não havia data para salvar uma vida.
Quando uma mãe se acorda bem cedo para arrumar seus filhos que vão à escola pública, com o objetivo de quando crescer virar “gente” e vinte minutos depois retornam para casa porque não houve aula, trazendo como motivo ora é a escola que está sem água, ora está sem merenda, ora o professor adoeceu, ora sempre será alguma coisa, nos deparamos com um descaso nacional. Não existe prioridade na educação dessas crianças em nosso país.
O quadro é o seguinte: aumento na mortalidade infantil, pois saneamento, uma das medidas mais eficaz e urgente, ainda é utopia em várias cidades, aumento no número de analfabetismo, e Alagoas sempre na liderança, aumenta a evasão nas escolas, faltam médicos e o interior parece que é distante demais.
Ao falar dos idosos em nosso país, é degradante a situação em que eles se encontram. O acervo histórico humano do Brasil está sendo entregue ao “destino”. Anunciaram aumento na expectativa de vida do brasileiro, tenho dúvidas se está pesquisa passou por “aqui”, onde nos deparamos com aposentados sem nenhuma condição de vida melhor, por muitas vezes, sustentar famílias numerosas.Ausência de atendimento médico de qualidade, lazer e valorização de uma sabedoria que está a escorrer pelos nossos dedos, ainda é fato em nossa realidade.
A questão da agricultura também está complicada, creio que se não houver incentivo e garantia de condições de permanência para o agricultor no campo, as futuras gerações migraram para as cidades, gerando uma crise de abastecimento de alimentos.
Saúde e educação de qualidade estão em escassez, seriedade com os idosos, falta emprego, perspectivas para os jovens. Mas o problema não é financeiro é de caráter, de honestidade.
Fomos brindados estas semanas com mais um escândalo em Brasília. Propina, corrupção escandalosa feita por aqueles que foram escolhidos pelo povo para representar o povo nos ideias constitucionais. Quanta corrupção, quanta falta de vergonha, um país desmoralizado pelos seus representantes políticos.
Em 2010 estaremos mais uma vez diante de um processo democrático de escolhas e iremos presenciar candidatos acusando uns aos outros, afirmando que irão mudar a “cara” do Brasil. O que podemos fazer para que essa realidade seja modificada? Apenas água e sabão não conseguiram lavar essa corrupção.
Comentários