OS GIRASSÓIS DE SANTANA

João do Mato


Através de galeria do fotos do Portal Maltanet, tomei conhecimento da instalação de campos experimentais da cultura do girassol em Santana do Ipanema-Al. Uma iniciativa da UNEAL.Iniciativa louvável daquela instituição que luta contra a falta de verbas, mas está demonstrando uma preocupação com a pesquisa.
Mais uma vez, estamos debatendo a falta de pesquisa em todos os setores em nosso estado, o que reflete o nosso atraso em todos os ramos das ciências. Passou,especificamente no setor agropecuário, aquele tempo de pesquisa realizado pelo Fomento Agrícola do Ministério da Agricultura e dos campos experimentais da finada ANCAR e sua substituta EMATER.Estamos estagnados há muito tempo em termos de pesquisa.E bote atraso nisso!!!.
Pesquisando na internet sobre a cultura do girassol, encontrei um trabalho desenvolvido pela Embrapa -Londrina,INDICAÇÕES TÉCNICAS PARA O CULTIVO DO GIRASSOL, sobre o zoneamento agrícola para os diversos municípios do Estado do Piauí, com indicações técnicas para se obter melhores colheitas, através do plantio de cultivares indicados, tipo de solo e época de semeadura... Trabalho datado do ano de 1983. Durma com uma zoada dessa. O estado do Piauí já havia descoberto o girassol no século passado,1983, e nós, só agora, através da iniciativa da UNEAL, estamos tentando descobri-lo.
O girassol, segundo diversos trabalhos científico, é uma cultura altamente adaptável aos diversos tipos de climas e solos.É exigente em umidade do ínicio do plantio até a floração.Porém, só a pesquisa em cada região é que pode responder a pergunta clássica: É ECONOMICAMENTE VIÁVEL??? Isso só a continuidade desse trabalho é que irá responder.Com a palavra os pesquisadores da UNEAL.
Parabéns aos pesquisadores da UNEAL pela iniciativa.

Comentários