ESTAÇÃO EXPERIMENTAL AGROPECUÁRIA DO SERTÃO, A HORA É AGORA.

João do Mato

Há quem diga que o solo do sertão é bom, ruim é o céu que está acima dele...Eu digo que ruim é a falta de iniciativa do povo e de seus representantes na condução de saídas para soluções dos seus problemas.
O solo é bom mas o céu é ruim.Então vamos partir dessa premissa e encontrar soluções que se adapt
em a essa verdade.Culturas resistentes á falta d'água, existem!!Animais resistentes ao frio,calor,seca e adaptados á alimentação grosseira, existem!!!
Precisamos da pesquisa para colocar animais e plantas onde melhor se adaptem e respondam economicamente a esse ambiente, sem degrado-lo.E essas respostas iremos continuar sem tê-las,se não tomarmos algumas iniciativas.Iremos continuar indefinidamente nesse marasmo até o final dos tempos.Sem avanço econômico e com todas suas implicações que lhe são características.:falta de geração de renda,desemprego, falta de oportunidade no meio rural, ociosidade de mão de obra etc,etc.
Bem que poderíamos,ou pelo menos tentar, reativar nossa estação experimental, a oportunidade está aí!!.Com o Plano do Desenvolvimento Regional Sustentado, poderíamos incluir uma Estação Experimental como instrumento gerador de tecnologia para o desenvolvimento agropecuário sustentado,baseado em experiências na própria região.
Um convênio,Embrapa/UNEAL/SECRETARIA DE AGRICULTURA/PREFEITURA,viria a calhar.Seria o pontapé inicial na busca desse tão almejado desenvolvimento.Pesquisa agropecuária voltada para região. Está mais que na hora de darmos um chute nesse atraso tecnológico que perdura há mais de vinte anos.E consequentemente, presenciamos o mesmo modelo agropecuário desde a década 50 no contexto geral. Tivemos algum avanço?? Tivemos!! Mas fruto de ações isoladas, de empresário como Espirro, na evolução da criação de ovelhas e caprinos. E outras ações na área da apicultura e piscicultura.Porém, foram ações isoladas que não reflete o todo.O cenário continua o mesmo.Nos falta tudo, ou quase tudo, em termos da melhor atividade a ser explorada.O feijão e milho continuam sendo as melhores culturas.A palma forrageira, isolada, a melhor forragem.A exploração leiteira, á custos só Deus quanto, a melhor atividade de manutenção da propriedade.A ovelha a melhor rentabilidade de carne.Tudo isso, desde o tempo de Dr.Otávio Cabral já se sabia.Será que não existem outras forragens, outras culturas,outros manejos que possam incrementar os existentes???? Isso só a pesquisa agropecuária irá responder..
Não quero dizer que só a pesquisa agropecuária irá resolver todos os nosso problemas,isso não!!Mas faz parte de uma cadeia de desenvolvimento de uma região, juntamente com o sistema educacional, saúde pública, crédito e extensão rural para levar ao agricultor essas novidades, as organizações associativas gerindo a agroindústria, a pequena indústria e a comercialização.
Que modelo vamos adotar?? Estamos parados.Precisamos de uma bússola.

joao.neto@cbaa.ind.br.
Sidrolândia-MS 25/10/2008

Comentários