Quem está pra se aposentar, assim como eu, já deve ter ouvido expressão semelhante. Mas o que seria “averbar”? “Averbação”?
“Averbação é o ato ou efeito de averbar, anotar, registrar. É escrever à margem de um título ou registro. A averbação é uma delegação do poder público, realizada por notários, com poderes de averbar sentenças judiciais nos registros arquivados nos cartórios, atos que irão intervir no conteúdo do registro. Fonte: Google.com.br”
“Averbar: verbo transitivo direto; o mesmo que converter (um nome) em verbo. a.um substantivo. Fonte: Google.com.br”
“Averbação e registro: Geralmente as pessoas confundem averbação com registro, porém, registro é um ato ocorrido nos cartórios, onde se registram nascimentos, casamentos, óbitos, emancipações, interdições, ausência, morte presumida, opção de nacionalidade, o que não é o caso de uma averbação. Fonte: significados.com.br”
Segundo, o segundo conceito de averbar, quando dizemos “sextou” pra dizer que chegou a sexta-feira, estamos averbando. Portanto muitas averbações estão ocorrendo nas redes sociais, bem como no mundo propagandístico.
O que é Eudaimonia? Vi, à pouco, o termo no site “significados.com.br” e fiquei curioso.
“Eudaimonia, da filosofia grega, significa alcançar as melhores condições possíveis para um ser humano, em todos os seus sentidos, e não apenas na felicidade, mas também a virtude, a moralidade e uma vida significativa.
Eudaimonia pode ser traduzido como realização de viver uma boa vida, com prosperidade humana e sucesso moral e espiritual. Diferença entre Felicidade e Eudaimonia: Felicidade é estado de espírito, é emoção. Eudamonia é mais abrangente. Veja as diferenças no quadro comparativo:
FELICIDADE - EUDAIMONIA
Emoção - Estado de Ser
Temporário - Em Progresso
Medido pelo prazer - Medido pela Excelência
Pode ser alcançados por meios imorais - Só pode ser alcançado
vivendo uma vida moral
Está ligado a ideia de sorte - Está ligado com a ideia de esforço pessoal.
Fonte: significados.com.br/ by Pedro Meneses prof. de Filosofia.
Sobre os substantivos: Crisma, Cólera, Dengue e Cisma. Em que situações podem ser antecedidos do artigos: “O” ou “A”?
“Não devemos confundir a Crisma Sacramento com o Crisma, o óleo de Unção. Crisma é palavra que vem do Grego, é aparentado com o nome Cristo, isto é Ungido. O Crisma (o óleo) é Consagrado pelos bispos na quinta-feira Santa de cada ano. Fonte: crismaimaculada.blogspot.com"
“Cólera, e Dengue – Muita polêmica existe em torno das palavras “cólera” e “dengue”. Pode ser um substantivo feminino, ou substantivo de dois gêneros. A cólera enquanto no feminino, se refere a sentimento de ira, fúria, irritação, ímpeto e agitação, bem como a ferocidade de animais. Enquanto substantivo de dois gêneros, se refere a doença infecciosa,caracterizada por diarréia, cãibras e prostração. No caso da palavra “Dengue” pode ser substantivo, ou adjetivo, de dois gêneros. A palavra tem duas origens distintas: enquanto substantivo feminino vem do espanhol “dengue”, e refere-se a doença infecciosa; enquanto substantivo masculino: denguice; adjetivo de dois gêneros, sinônimo de dengoso. Fonte: duvidas.dicio.com.br
“O Cisma, é a separação de um grupo ou de uma pessoa, do seio de uma organização ou movimento. A Cisma é uma ideia fixa; preocupação meio que obsessiva; mania. Fonte: brailyn.com.br
Piadas (sem graça II) pra encerrar.
Qual o animal que anda com as Patas?
Os Patos, ora!
PONTINHOS O que é?
Um Pontinho AMARELO numa Moto? Ruffles a Batata da HONDA!
Quatro Pontinhos no Pick-Nick? FOURMIGA
Um Pontinho VERMELHO no Rio? Um JACARED!
Um Pontinho VERDE no Pólo Sul/ Um PINGREEN!
Um Pontinho MARROM Voando? Uma BROWNBOLETA!
Um Pontinho AMARELO na Selva? Um YELOWFANTE!
JOÃZINHO
“O mestre queria saber:
-Joãozinho. Por que chegou atrasado?
-Fui atacado por crocodilos professor!
-Mas você está bem?
-eu estou. Já meu caderno com o dever de casa.Eles comeu todinho!”
"-Por favor Joãozinho. Cite dois pronomes.
-Quem? Eu?
-Muito bem. Correto!”
“Pai, sabia que o vermelho é a cor do amor?
-Sim.
-Pois veja meu boletim. Te Amo Pai!”
Fabio Campos, 11 de setembro de 2019.
Comentários