HOLANDA, ARGENTINA OU BRASIL?

Fábio Campos

Não se engane, caro leitor e leitora, que seja sobre uma dessas três seleções, que pairam nossas expectativas de quem vai ganhar a Copa da África do Sul de futebol. Na verdade torcemos imensamente que cheguemos nós, ao hexa. O título sugestivo é por conta, da narrativa que faremos de um fato interessante, que vocês terão a oportunidade de ler, logo abaixo. Muito embora, quero antes atentar pra um detalhe: Cadê as tabelas gratuitas que tanto se distribuíam durante as Copas? Não faz muito tempo, tudo quanto era empresa, principalmente as multinacionais, distribuíam as tabelinhas pra acompanharmos assinalando os resultados. Nem precisava ir atrás, um delas acabava vindo parar em nossas mãos. E esse, ano precisei ir no site da CBF, se quis ter a tabela. Das duas uma: Ou há pouca motivação ou os tempos estão mudando (pra pior).

SEU HOLANDA E DONA ARGENTINA

Em clima de Copa do Mundo de futebol, recordamos de um casal de circenses que excursionava pelos municípios do sertão com o famoso Bingo do Holanda. Um daqueles que se marcam as cartelas fixas no balcão do bazar. Cuja premiação, o vencedor ou vencedores, optam por receber dinheiro em espécie ou quinquilharias que são disponibilizadas aos participantes do jogo. Seu Holanda e Dona Argentina, sempre estavam presente com seu Bingo, nas festas de padroeiro: Festa de Senhora Santana, Festa de São Cristovão. Iam também as novenas e quermesses por toda a região do nosso sertão.
Sobre a origem dos seus nomes, justificavam que se tratava de herança de família e que seus descendentes mais remotos originavam-se daqueles países. Não sabemos se diziam isso, como elemento da pura verdade, ou com intenção apenas de embalar o imaginário de jovens ávidos de saber e dos curiosos. Se era assim, que fosse, afinal, basta entender um pouquinho de geografia pra ver que, trata-se de países tão antagônicos. Um fica lá nos países baixo, na Europa, o outro, nosso vizinho, aqui na América Latina.
Em ano de Copa do Mundo como estamos agora, Seu Holanda sempre era questionado pelos amigos com duas perguntas interessantes: 1º Se estes países se confrontassem na copa: Por quem o casal torcia? Ao que ele respondia torciam claro, pelo país de origem dos descendentes, de cada um. A 2ª dúvida, ainda seria mais exigente: E se a Argentina ou a Holanda enfrentasse o Brasil: Por quem eles torciam? A resposta desta feita, era respondida sem hesitação e com muita ênfase:
-PELO BRASIL, CLARO! Ou seria preciso eu me chamar Vital Brasil e ela Brasiliana pra torcer pela Seleção brasileira! Ãh?...

P.S. E não é que eu ia me esquecendo, o filho do casal chamava-se ISRAEL!

Fabio Campos 04/06/2010 É professor em S. do Ipanema – AL
Contato: fabiosoacam@yahoo.com

Comentários