HEI JULY!

Fábio Campos

Eis que chegamos à metade da jornada anual. Chegamos ao meio do ano. O mês de julho é um mês frívolo! Remete a férias, que remete a descanso, que remete às festas, que evoca alegria! Para nós santanenses, carregado de simbolismo. Para os que jubilaram, este mês traz consigo um quê de nostalgia. Ele sopra sobre nós, bons ventos de belas recordações.

O rádio ligado, o locutor acorre a dizer que neste mês, nós santanenses, vivenciamos duas festas importantíssima, sendo uma profana: A Festa da Juventude e outra religiosa: Festa dos padroeiros da cidade Senhora Sant’Anna São Joaquim.
Sinceramente, acho forte demais o substantivo: “profano” dependendo do contexto em que está inserido. E mais ainda o verbo: “profanar”. Interpreto-os como algo que fere, que mancha, que viola, algo que não devia ser tocado, como em algo sagrado. O dicionário Priberam vai dizer que o adjetivo profano significa; “1- que é alheio a religião; 2- secular, leigo; 3- oposto ao respeito devido àquilo que é sagrado.”. Se fosse este que vos fala, o autor do colóquio na emissora de rádio, mudaria o adjetivo para festa “folclórica” ou “popular” e manteria os termos festa religiosa mesmo.

Quanto ao título da crônica, trata-se de um trocadilho em referência o título da música: “Hey Jude” da banda britânica “The Beatles”. A composição tem como autoria, a dupla: Paul MacCartney e John Lennon. De acordo com o site letras.mus.com.br foi composta em 1968. Criada em junho, gravada em julho e lançada em agosto daquele ano.

A letra da composição original, uma espécie de mensagem de alguém, o “eu lírico” para Jude uma personagem fictícia, o interlocutor (pode ser uma pessoa do sexo masculino ou feminino). Isso porque há um verso que diz: “Hei! Jude não tenha medo. Você foi feita para ir lá e conquistá-la.”; em outro verso diz: “Não carregue o mundo nos seus ombros. Você bem sabe que é um tolo.” A música o tempo inteiro é uma conversa franca e aberta com alguém que precisa tratar a vida com mais leveza. E sugere que a música pode ser uma ótima oportunidade para isso.

Sempre concebi esta música como sendo uma mensagem dirigida a uma mulher. No entanto o que nos diz o site: essenciasdaterra.com.br Traz um significado inusitado para este nome próprio: “JUDE: É um nome carregado de significado e simbologia. Derivado do hebraico “Yehudah” que significa “louvor” ou “agradecimento”. Tem conexão profunda com a espiritualidade e a força interior. É o nome de um dos apóstolos de Jesus Cristo.

Particularmente este mês traz-me lembranças muitos vivas das duas festas ao qual o locutor se referia. Meu filho Joaddan, o primogênito, quedou-se surpreso ao ouvir do pai a origem, o nascedouro da festa da juventude, com suas tradicionais gincanas automobilística, e depois motociclística e de jegue. Muitos anos se passaram e a introdução de outras modalidades esportivas: Sinuca, Baralho, Corrida pedestre; e mais recentemente Vôlei de praia, Tênis de mesa etc.

A curiosidade das minhas filhas Juliana e Monaly ficou por conta do concurso da rainha da festa da juventude, que no passado não acontecia em praça pública, e sim no ponto máximo do evento, o ápice era o Baile da Festa da Juventude, ocorridos no Tenis Club Santanense. O traje era de gala, o público masculino usava terno completo, e as damas vestiam longo, e era moda o uso de perucas e penteados extravagantes à base de laquê.

Aquilo em muito lembrava os bailes de debutantes (festas de 15 anos de uma turma de garotas) ou os famosos bailes de formatura, ao som de bandas tocando o que mais se ouvia à época: êi-êi-êi, Bossa nova, Valsa, Bolero e os Clássicos da MPB dos anos 60 e 70.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
GLOSAS PRA HORA DE TOMAR UMA...
ÁGUA num tem Cabelo
CAIEIRA num tem Pescoço
GALINHA num tem Dente
CARRAPATO num tem Osso
Bote a cachaça num Copo
Pra começar o Descorço.
CARRO sem Roda num Anda
BÊBO deitado num Cai
CHIFRE de Corno num fura
CACHAÇA pura num Vai.
HOMEM que bebe Cachaça
que vive na Embriaguez
CACHORRO que bebe Ovo
MULHER que dá a primeira Vez
Num tem DOUTOR no mundo
Que dê um jeito nos três.
A Desgraça do Pau Verde
É ter o Sebo do Lado
Quando o Sebo pega Fogo
O Verde morre Queimado
É Melhor andar Sozinho
Do que Mal Acompanhado.

Fabio Campos, 12 de Julho de 2024.

Comentários